Record (Portugal)

IDAN OFER INVESTIDOR DO FAMALICÃO

“Vamos trazer inteligênc­ia artificial”

- PEDRO MORAIS

“TEMOS MUITA TECNOLOGIA DE ISRAEL QUE QUEREMOS TRAZER PARA CÁ, NOMEADAMEN­TE DE INTELIGÊNC­IA ARTIFICIAL”

Quais foram as principais motivações para investir no projeto do Famalicão?

IDAN OFER – Depois de ver a vitória frente ao Sp. Covilhã, é fácil perceber-se a razão. Esta é uma equipa fantástica e que tem muito potencial. A cidade foi muito acolhedora, o presidente da Câmara e a equipa dele foram muito prestáveis e isso fez-me ver que esta era uma grande oportunida­de para investir no futebol em Portugal. Acho que fiz a escolha certa. Esta é a minha primeira experiênci­a nos negócios em Portugal e estou a desfrutar. Há um enorme potencial aqui.

Detém 32 por cento do Atl. Madrid, que é já uma marca internacio­nal. Como surge o passo de vir para um projeto em construção? IO – Há muitas coisas que gostávamos de experiment­ar aqui, muitas técnicas novas e tecnologia­s como, por exemplo, de inteligênc­ia artificial, que não podíamos necessaria­mente tentar no Atl. Madrid. Acho que isto é um projeto piloto para

muitas coisas que podemos levar também para Espanha, mais tarde.

E o inverso, pretende trazer o conhecimen­to que adquiriu no Atl. Madrid para o Famalicão? IO – Do Atl. Madrid e de outros sítios. Temos muita tecnologia de Israel que queremos trazer para cá, nomeadamen­te na área da inteligênc­ia artificial, e iremos caminhar nesse sentido num futuro próximo. Quais são as principais ambições que tem para o Famalicão?

IO – Queremos chegar à 1ª Liga, já este ano. Esse é um dos objetivos. Depois tudo irá depender da forma como nos dermos por lá. Eu vejo aqui um grande potencial. Portugal tem muito talento no futebol e os melhores do Mundo vêm daqui. Queremos encontrar bons jogadores e melhorar a nossa presença na academia, que é muito importante para nós. Depois, gostava de criar alguma cooperação entre a nossa academia e Israel.

Portanto, pensa em criar uma parceria entre o Famalicão e Israel? IO – Sim, é uma possibilid­ade. É algo que já estamos a fazer com o Atl. Madrid, que tem uma academia em Israel. Talvez levemos esta equipa a jogar a Israel e a outros locais. Vamos ver. Temos muitas ambições pensadas para desenvolve­r este projeto.

E umaeventua­l cooperação entre o Famalicão e o Atl. Madrid, é algo que vê a acontecer?

IO – Talvez o façamos no futuro, sim, é possível.

Já assumiu que pretende a subida esta época, mas a longo prazo vê o Famalicão a jogar, por exemplo, nas competiçõe­s europeias? IO – Sim. É um sonho.

Em que prazo acredita que isso pode ser possível?

IO – Essa é uma questão muito difícil [risos]. Mas pode acontecer. Agora, se me perguntar o que irá acontecer se, por exemplo, jogarem com o Atl. Madrid, essa é uma resposta ainda mais difícil [risos]. Teríamos de voltar a falar na altura.

Olhando agora para a sua entrada no mundo do futebol, que é recente, como tem sido a experiênci­a até ao momento?

IO – Está a ser muito positivo. É algo que nunca fiz, mas que estou feliz por estar a fazer. Devo admitir que nunca imaginei que o futebol fosse tão interessan­te enquanto negócio e enquanto desporto. Gosto do aspeto internacio­nal. Por exemplo, no Atl. Madrid já temos academias na Índia, na China, no México, em Israel. Estamos em todo o lado e isso agrada-me. *

 ??  ?? IDAN OFER
IDAN OFER

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal