Record (Portugal)

JOVANE CABRAL JÁ POSSUI PASSAPORTE PORTUGUÊS

- ALEXANDRE MOITA E RICARDO GRANADA

PODE SER CHAMADO À SELEÇÃO NACIONAL

Jovane Cabral já é cidadão português, tal como o nosso jornal avançou ontem na edição online. O processo de naturaliza­ção foi iniciado há cerca de 10 meses, através do jogador e da empresa que o representa, a Invictus Team, mas só ontem é que o Ser- viço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF) lhe atribuiu o passaporte português.

Jovane Cabral, um dos grandes destaques do Sporting neste início de época, tem família de origem portuguesa, nomeadamen­te o pai, o que acabou por facilitar todo o processo de naturaliza­ção. Caso contrário, o extremo dos verdes e brancos teria de esperar seis anos para requerer a cidadania. Como o jogador está em Portugal desde 2014 – altura em que deixou Cabo Verde para passar a representa­r os juvenis dos verdes e brancos – os procedimen­tos legais só poderiam ser iniciados em 2020.

A cidadania portuguesa confere a possibilid­ade a Jovane Cabral de ser convocado para a Seleção A, caso Fernando Santos o entenda. No entanto, devido à sua idade (20 anos), será natural que o extremo do Sporting possa ser chamado, primeiro, aos sub-20 ou mesmo aos sub-21.

Em maio de 2019 há um Mundial de sub-20, na Polónia, e Jovane é um dos jogadores que podem entrar nas escolhas do treinador Hélio Sousa. Em junho, em Itália, disputa-se o Europeu de sub-21 e nesta altura Portugal está em boa posição para se qualificar, depois da vitória de ontem, na Polónia. Ainda assim, falta disputar a 2ª mão do playoff, já na próxima terça-feira. Antes, o selecionad­or Rui Jorge admitiu ter observado Jovane, mas não falou de uma eventual convocação. *

Processo deu entrada no SEF há 10 meses, mas só ontem foi reconhecid­a a cidadania ao extremo CRAQUE DOS LEÕES TEM PAI PORTUGUÊS, O QUE FACILITOU O PROCESSO. CASO CONTRÁRIO, TERIA DE ESPERAR MAIS 2 ANOS

 ??  ?? OPÇÃO. Jovane já pode representa­r a seleção nacional
OPÇÃO. Jovane já pode representa­r a seleção nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal