Record (Portugal)

FINAL DE SONHO É POSSÍVEL

- JOSÉ MORGADO

Djokovic garante 1.º lugar e evita Federer nas ‘meias’. Hipotético confronto em Londres só amanhã

Está confirmado: Novak Djokovic e Roger Federer, os dois principais favoritos ao título nas ATP World Tour Finals, só se podem encontrar na final de amanhã, caso consigam vencer as meias-finais agendadas para hoje na O2 Arena, em Londres.

O sérvio de 31 anos, que tem o nº 1 ATP de final de época confirmado, independen­temente do que aconteça este fim de semana, garantiu o primeiro lugar do Grupo Gustavo Kuerten e assim evitou Federer – vencedor do Grupo Lleyton Hewitt – antes da final da competição. Ontem, Alexander Zverev, 5º ATP, derrotou John Isner (10º), por 7-6(5) e 6-3, assegurand­o o 2º lugar do seu grupo e a última vaga para a jornada das meias-finais, onde vai defrontar Roger Federer, hoje, às 14 horas. Aos 21 anos, Sascha garante um lugar no top 4 deste torneio pela primeira vez, depois de em 2017, na sua estreia, ter ficado pela 1ª fase.

O triunfo de Zverev confirmou simultanea­mente o primeiro lugar do grupo a Novak Djokovic, que depois, mesmo sem precisar, derrotou Marin Cilic por 7-6(7) e 6-2. O sérvio defronta hoje Kevin Anderson (6º ATP), pelas 20 horas. Esta é apenas a segunda vez nas últimas dez edições (desde que o torneio se disputa em Londres) que os quatro primeiros cabeças-desérie das ATP Finals estão todos nas meias-finais. A outra foi em 2014, com Djokovic (1º), Federer (2º), Wawrinka (3º) e Nishikori (4º).

Calendário gerapolémi­ca

Antes de entrarem em court para hoje discutirem um lugar na final, Roger Federer e Alexander Zverev foram protagonis­tas de uma troca de palavras por causa... do calendário. O alemão queixou-se (e não foi a primeira vez...) de que a época é demasiado longa, mas o suíço lembrou que ninguém obriga Sascha a jogar tantos torneios. “No ténis temos uma vantagem. Não representa­mos clubes e não dependemos de ninguém. Eu posso levantar-me agora, sair daquela porta e ir de férias. Ninguém me obriga a jogar. Vocês não iriam gostar, nem os fãs, mas é possível”, lembrou Federer.

Zverev não deixou o seu ídolo de infância (e atual mentor) sem resposta, lembrando que só joga os torneios que o ATP obriga, por lei. “Dizerem que eu jogo exibições é falso. Não joguei nenhuma, a não ser a Laver Cup, se lhe quiserem chamar exibição. O Roger é mais velho, tem outras regras e não é obrigado a disputar todos os torneios. Pode escolher o que joga e falhar dois Masters 1000. Eu sou obrigado a jogar todos os Masters 1000, os Grand Slams e quatro ATP 500.” Alex lamenta. “Quero ir duas semanas para as Maldivas e não posso. Precisamos de férias.” *

 ??  ?? HIPÓTESE. Suíço e sérvio tentam voltar à final em Londres
HIPÓTESE. Suíço e sérvio tentam voltar à final em Londres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal