Record (Portugal)

Coração cheio no México

- Luciano Gonçalves Presidente da APAF É APAIXONANT­E

Escrevo este artigo sentado em pleno Zócalo, a Praça Central da Cidade do México, que por estes dias está a ser palco da edição de 2018 do Campeonato do Mundo de futebol de rua, ‘Homeless World Cup’. Estamos sensivelme­nte a meio da competição e à semelhança das edições anteriores, já estou de coração cheio por poder fazer parte deste momento.

O poder que o futebol tem é aqui experienci­ado em toda a sua plenitude, o poder de transforma­r, mudar e em tantos casos, salvar vidas. Não me canso de dizer o quão apaixonant­e é esta modalidade e o seu potencial enquanto ferramenta para a inclusão social e para o desenvolvi­mento de competênci­as pessoais e

O FUTEBOL DE RUA NÃO SE EXPLICA... SENTE-SE. FAZER PARTE DESTE MUNDO

sociais de jovens e adultos. Este Campeonato do Mundo não é mais do que um momento no qual se utiliza o poder positivo e mediático do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáti­cas da exclusão social e da pobreza em todo o Mundo.

Em Portugal, este projeto promovido pelas mãos da Associação CAIS, tem lutado, ano após ano, pelo merecido reconhecim­ento. Um reconhecim­ento que, no dia em que o potencial da modalidade seja verdadeira­mente percebido e a diferença que esta pode ter na comunidade enquanto instrument­o de mudança, seja valorizado, acredito que todos nós que amamos o futebol sentiremos um orgulho ainda maior na modalidade.

Pois, tal como já tive oportunida­de de vos transmitir… o Futebol de Rua não se explica, sente-se.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal