Record (Portugal)

GRANDES INVESTIGAD­OS

- FRANCISCO LARANJEIRA

Fuga aos impostos de seis clubes nacionais nos contratos de jogadores está na mira do DCIAP

Os grandes portuguese­s, assim como mais três clubes do futebol nacional, estão na mira da Autoridade Tributária (AT), de acordo com a notícia avançada ontem pelo ‘Expresso’, com base em informação obtida pelo ‘Der Spiegel’ junto da plataforma Football Leaks e partilhada com o consórcio EIC.

Em causa estão os contratos de 15 jogadores – nove dos quais associados aos grandes, sendo quatro do Benfica, três do FC Porto e dois do Sporting – que motivaram, pelo Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP), a instauraçã­o de “processos de inquérito”, por casos de “dupla representa­ção de interme- diários”, uma prática que, segundo o fisco, vem sendo explorada por clubes, agentes e jogadores para evitar impostos.

De acordo com o semanário, havia indícios para instaurar inquéritos-crime a Estoril (quatro jogadores), V. Guimarães e Marítimo (ambos com um). A Procura- doria-Geral da República confirmou que o DCIAP teria recebido “comunicaçõ­es” da AT sobre suspeitas de crimes fiscais no futebol nacional, tendo estas originado “inquéritos que se encontram em investigaç­ão”.

Na prática, o fisco procura saber os contornos de transferên­cias de vários jogadores, assim como o pagamento de comissões a empresário­s. Trocando por miúdos, o jogador sai para um clube, que paga a comissão ao respetivo agente. Esta transferên­cia é registada pelo clube como uma prestação de serviços, não sujeita a IRS ou Segurança Social e dedutível no cálculo de lucro sujeito a IRC. Para o fisco, o empresário não pode firmar um contrato com o clube e esse valor tem de ser considerad­o como remuneraçã­o acessória, o qual é sujeito ao pagamento de IRS.

BENFICA COM 4 JOGADORES, FC PORTO COM 3 E SPORTING COM 2 ESTÃO A SER ALVO DE SUSPEITAS PELAS AUTORIDADE­S FISCAIS

Fraude

Por outro lado, a Direção de Serviços de Investigaç­ão de Fraude e Ações Especiais da AT estará a passar a pente fino as contas dos clubes relativas a 18 jogadores. A saber: Marega, Maxi Pereira, Danilo Pereira, Imbula e Osvaldo (FC Porto); Adrien, Elias, Aquilani, Bruma, Rojo e Teo Gutiérrez (Sporting); e Carrillo, Bilal, Pizzi, Jiménez, Júlio César, Jonas e Ola John (Benfica). *

 ??  ?? DÚVIDAS. Casos de Imbula, Aquilani e Carrillo sob investigaç­ão
DÚVIDAS. Casos de Imbula, Aquilani e Carrillo sob investigaç­ão
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal