Record (Portugal)

CASILLAS BATE À PORTA DA SELEÇÃO

SOMA SETE JORNADAS SEM SOFRER GOLOS

- ANDRÉ MONTEIRO

A liderança do FC Porto na Liga NOS também passa, e muito, pela baliza. Casillas está a assinar o seu melhor início de temporada no Dragão e os números apresentam­no como o guardião com melhor rendimento entre os candidatos ao título e figura sem igual na prova no que àquela posição específica diz respeito. Motivos suficiente­s para que a decisão de continuar na Invicta – e na Champions – esta época dê sentido ao sonho sempre assumido, e cada vez mais vibrante, de voltar a envergar a camisola da seleção espanhola. Sempre com San Iker a guardar as suas redes, o FC Porto tem a melhor defesa do campeonato nacional, com somente seis golos sofri-

SAÍDA DE RUI PATRÍCIO DEIXA IKER COMO REFERÊNCIA CLARA DAS BALIZAS NO CAMPEONATO. TEM LIDERADO DEFESA DE TOPO

dos. Porém, até mais expressivo é o número de jornadas em que conseguiu manter a sua baliza inviolada: 7 jogos em 10 disputados. Níveis de segurança altíssimos, de 70 por cento, que superam largamente o aproveitam­ento de 55 por cento com que terminou a última temporada – foram 11 jogos sem sofrer golos em 20 disputados.

O desempenho afasta-se, e de que forma, do dos guarda-redes que já atuaram na Liga NOS ao serviço dos quatro primeiro classifica­dos. Odysseas participou em tantos encontros como Casillas, mas além de já ter sofrido quase o dobro dos golos (11) consentido­s pelo espanhol (6), só conseguiu quatro jogos em branco em 10 jornadas. A comparação ganha mais força ainda para Sporting e Sp. Braga, nomeadamen­te em compara- ção com Salin e Renan Ribeiro, dos leões, e Tiago Sá e Matheus, dos arsenalist­as. De notar que, retirando da equação os candidatos ao título, é Muriel, do Belenenses, aquele que mais se aproxima do portista no número de jogos sem sofrer, mais concretame­nte com seis, menos um do que Casillas.

Face ao exposto e com a saída de Rui Patrício para o Wolverhamp­ton, o espanhol é a maior referência das balizas no campeonato. Um trono que Casillas e o internacio­nal português foram disputando nas últimas épocas e que contou também com Júlio César antes de este abandonar o Benfica no início de 2017/18.

Sempre disponível

Desde a sua chegada ao Dragão, Casillas vincou sempre a intenção de voltar, um dia, à seleção espanhola. Julen Lopetegui viajou à Invicta para explicar ao guardião que as suas preferênci­as passavam por outros nomes e as primeiras convocatór­ias de Luis Enrique apontam no mesmo sentido, mas o regresso é um cenário em aberto. Como se percebe, Casillas ressurgiu esta temporada a grande nível e em Espanha reabriu-se a discussão sobre a titularida­de de De Gea, com especial ênfase nas últimas horas, após a derrota com a Croácia (2-3). E Iker já fez saber a Luis Enrique que está disponível... *

 ??  ??
 ??  ?? AQUI ESTOU! Casillas surgiu em grande forma nesta sua 4.ª temporada no Estádio do Dragão
AQUI ESTOU! Casillas surgiu em grande forma nesta sua 4.ª temporada no Estádio do Dragão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal