Record (Portugal)

A Liga das Nações e a Superliga de clubes

- Eládio Paramés

O ‘povo da bola’ deveria andar satisfeito: Portugal está na final four da novel Liga das Nações, mesmo sem ter contado com a presença de Cristiano Ronaldo – muito mais preocupado com a organizaçã­o da sua boda do que na participaç­ão nesta prova ‘uefeira’ –, juntamente com a Suíça, a Inglaterra e a Holanda. Mas duvido que essa satisfação/interesse exista de facto, quer naqueles que acompanham a competição a partir de fora, quer nos que a vivem por dentro. Por muito que nos queiram impingir a importânci­a desta prova, para nós, os que assistimos a ela desde as bancadas, basta-nos olhar para as equipas excluídas da fase final e para as que inclusivam­ente se viram relegadas para a divisão inferior, agora designada por Liga B, para duvidarmos do real interesse que ela tem e nos desperta.

E não serão as quedas da Alema

nha, da Croácia, recente vicecampeã mundial, e mesmo do nosso adversário de hoje, a Polónia, e as ausências de Espanha, Bélgica, Itália e França na disputa pela conquista do ‘caneco’ um sinal inequívoco de que os respetivos responsáve­is –e obviamente também os jogadores –encararam esta Liga como uma competição pouco importante, de ‘segunda’ categoria?

E na próxima edição, se a hou

ver, a entrada na Liga Ade seleções como Ucrânia, Rússia ou Suécia, a Bósnia e Herzegovin­a e a Dinamarca irão trazer mais interesse à Liga? Ou será que a Liga B passará a ser mais interessan­te do ponto de vista competitiv­o?

Há quem defenda que a ideia da

UEFA em ‘ substituir’ os habituais amistosos por esta competição é correta e mais interessan­te. Sê-lo-á, sob o ponto de vista comercial e financeiro, mas não deixa de ser questionáv­el, se se tiver em consideraç­ão os sobrecarre­gados calendário­s a que os jogadores mais importante­s estão sujeitos nos seus clubes. Estes, naturalmen­te, também não ficam satisfeito­s ao ver os seus melhores ‘ativos’ – que raio de denominaçã­o esta! – serem ‘sugados’ pelas seleções. Por isso, alguém se admira que, cada vez mais, ganhe consistênc­ia o aparecimen­to da tal Superliga de clubes?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal