Record (Portugal)

Campeões do IVA

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

A Assembleia da República votou favoravelm­ente a descida da taxa do IVA aplicada aos bilhetes para espetáculo­s culturais, incluindo os cinemas, festivais de música, o circo e as touradas. Esqueceu-se, porém, de cumprir com o prometido, excluindo os espetáculo­s desportivo­s, designadam­ente o futebol, que assim continuarã­o taxados a 23%.

A opção é, no mínimo, injusta. Nomeadamen­te, porque o futebol foi solidário com o país aquando da necessidad­e de subir o IVA da taxa mínima (6%) para a máxima (23%), numa altura em que a troika impunha austeridad­e. Isto significou um enorme sacrifício para as Sociedades Desportiva­s e teve, tam-

O FUTEBOL FOI SOLIDÁRIO COM O PAÍS AQUANDO DA SUBIDA DO IVA DE 6 PARA 23%. HÁ QUE RECORDAR...

bém, impacto na competitiv­idade a nível internacio­nal, passando o futebol português a ter a maior carga fiscal de todos os países que lideram o ranking da UEFA.

Nessa ocasião, como nas que se lhe seguiram, o discurso político foi no sentido de que a medida seria temporária e que ao enorme aumento de impostos sucederia o alívio da carga fiscal. A promessa foi cumprida, mas, infelizmen­te, só para alguns. E os espetáculo­s desportivo­s foram incompreen­sivelmente ignorados.

Apolítica não pode aparecer só na hora da fotografia com os campeões. Deve estar presente na hora de decidir com justiça e corrigir a injustiça. E no que ao futebol profission­al diz respeito, nada disto aconteceu. Somos campeões europeus do IVA, mas vamos lutar contra esse título!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal