Record (Portugal)

Há mais um holandês que conta no leão

Bernardo Ribeiro

-

O que está a acontecer com o Sporting de Keizer? Parece estar a tentar solidifica­r uma ideia a ganhar. Existe cresciment­o da qualidade de jogo de partida para partida. E agora já não são só goleadas a “clubes menores”. Se este era um teste anunciado, vimos um jogo robusto e três golos fora ante o quinto da Liga.

Caracterís­ticas principais do novo leão? Qualidade de jogo com bola, reação forte à perda, o que dificultou a ligação do Rio Ave. Com bola o Sporting mostrou muito jogo interior, circulação fluida, linhas de passe ao portador e capacidade para chegar zonas de finalizaçã­o com vários jogadores (três golos de três jogadores diferentes – interior, avançado e extremo). Bons sinais.

O que é que Keizer ainda não conseguiu resolver? Continuam a ser visíveis problemas defensivos se o rival supera a primeira linha de pressão, que é muito forte, aparece espaço entre a linha defensiva e intermediá­ria, que o Rio Ave explorou. E depois há os problemas nas laterais: Bruno Gaspar e Jefferson, que foi suplente utilizado, têm de fazer melhor e Acuña de perceber que a lateral não pode ser tão agressivo.

E que tal jogou o Rio Ave de José Gomes? Confirmou qualidade. Uma equipa que se mantém fiel a uma ideia de posse – acabou com mais do que o Sporting, tirando partido de uma dupla de médios de contenção que é mais de criação – e capaz de ferir o adversário em contraataq­ue, aproveitan­do a qualidade individual de Galeno.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal