Record (Portugal)

Vale um Jorginho

- Sérgio Krithinas Editor

FC Porto somou mais uma vitória e concluiu a fase de grupos da Liga dos Campeões com uma nota de excelência. Os 16 pontos obtidos são um registo brutal e não vale a pena menorizar os adversário­s do grupo: a este nível, ganhar cinco jogos e empatar um é tão difícil que, além dos dragões, ainda mais ninguém o conseguiu (o Bayern ainda pode lá chegar esta noite).

Mais do que confirmar que é, de longe, o clube português com melhor registo na Europa dos ricos, os dragões obtêm uma vantagem competitiv­a que só não é mais decisiva devido aos desequilíb­rios nas contas que fizeram soar os alarmes do fair play financeiro. Mesmo assim, o FC Porto já garantiu quase 68 milhões de eu-

FC PORTO JÁ GARANTIU DA UEFA MAIS 60 M€ DO QUE O SPORTING, UM RIVAL DIRETO EM PORTUGAL

ros, mais 20 milhões do que o Benfica; para o Sporting, a diferença é esmagadora: são mais de 60 milhões (os leões, na Liga Europa, assegurara­m pouco mais de 5 milhões até agora).

O que é que uma equipa pode fazer com mais 60 milhões de euros do que um rival direto? Para um clube rico, teria dado para comprar mais um Jorginho, um Courtois ou um Douglas Costa, todos jogadores contratado­s abaixo desse valor no último defeso. Para um grande português, dá para cerca de duas temporadas de contrataçõ­es, sem precisar de vender ninguém.

Estas contas talvez ajudem a pôr em perspetiva a diferença que a Liga dos Campeões faz. O FC Porto já fez dinheiro suficiente para mais dois anos de contrataçõ­es do que o Sporting. Depois, dinheiro gera dinheiro que gera dinheiro que gera dinheiro. Cada vez mais. Como se quebra esse ciclo?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal