Record (Portugal)

Qual é a notícia boa?

O BENFICA SOMA VITÓRIAS (QUATRO) E SEMPRE A ZERO, MAS APESAR DISSO A LUZ AINDA ESTÁ LÁ MUITO AO FUNDO DO TÚNEL

- António Magalhães Diretor

Quarta vitória consecutiv­a do Benfica e quarto jogo sem sofrer golos. Somem-se os 2,7 milhões de euros pelo triunfo de ontem na despedida da Liga dos Campeões e as boas notícias para os adeptos encarnados ficam por aqui. Quase tudo o resto continua a não inspirar confiança nem entusiasmo. O Benfica disse adeus à Champions com serviços mínimos e, pronto, é mais um jogo que vai para o arquivo, como diz Rui Vitória.

No entanto, não é fácil esquecer mais uma pobre exibição

que deixa à evidência as dificuldad­es que o Benfica tem no seu processo de jogo. Há uma necessidad­e urgente de o Benfica se reinventar. As soluções são sempre as mesmas e a criativida­de parece ser cada vez mais limitada. É claro que cada vitória será sempre mais um contributo para a equipa reconquist­ar confiança, mas, olhando para o que ela faz em campo, esses sinais não estão a ter a expressão esperada.

Concluída mais uma participaç­ão frustrante na Champions,

o Benfica está de volta à Liga Europa onde foi feliz nas duas últimas vezes que por lá andou. A felicidade só não foi perfeita porque perdeu as fi- nais que disputou, em 12/13 com o Chelsea e em 13/14 com o Sevilha. Aliás, mesmo na ocasião anterior (10/11) a águia só caiu nas meias-finais, diante do Sp. Braga. É natural, pois, que o Benfica tenha a ambição de ir longe neste regresso a uma competição amiga, vindo da Champions. O pior é que com ele também chegam nomes sonantes e por lá também já estão outros que impõem respeito – entre eles, o velho e maldito Chelsea (em 11/12 eliminou as águias nos ‘quartos’ da Liga dos Campeões), além do Arsenal, Zenit, Leverkusen, Sevilha, Milan, Frankfurt. Portanto, deixemo-nos de ilusões. Pelo rumo que isto toma, a Liga Europa não é para meninos.

Depois de Vieira ter visto a luz,

ficou claro que Rui Vitória é um treinador a prazo. E de tal forma assim é que mesmo somando uma série de (quatro) triunfos, continua a ser confrontad­o não apenas com assobios (ainda ontem os ouviu nalguns momentos da 1.ª parte) mas também com notícias que dão conta do interesse de vários clubes, ou melhor, do clube da Arábia, na sua contrataçã­o. Só quem anda muito distraído ou não percebe estas ‘dinâmicas’ poderá acreditar que o casamento do Benfica e do seu treinador está firme. As relações pessoais são mesmo assim: é difícil perdoar uma traição, mesmo que depois dela tenha havido um perdão. As feridas ficam, são difíceis de sarar e, mais tarde ou mais cedo, dá-se a inevitável rutura.

Não será caso para seguir à letra a música do Chico Buarque

quando ele canta o ‘Samba de Orly’ e sugere “pega esse avião”. Mas quem olha para este Benfica não deixa de ter vontade de fazer o mesmo pedido do grande Chico quando ele remata assim: “se puder me manda uma notícia boa”.

A ÁGUIA VOLTA À LIGA EUROPA ONDE FOI (QUASE) TOTALMENTE FELIZ. OUTROS TEMPOS...

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal