Record (Portugal)

Sérgio Vitórias

-

Sempre julguei que o apelido Vitória jamais treinaria no Dragão, mas enganei-me.

Seháapelid­oque deveser dadoaSérgi­o( que de família é Conceição), é o de ‘Vitórias’. Sérgio é hoje um treinador de indiscutív­el qualidade no futebol internacio­nal.

Assumiuuml­ugarderisc­ono Dragão, que decapitara vários treinadore­s nos quatro anos anteriores. As dificuldad­es financeira­s eram de tal ordem que apenas poderia contar com os desmoraliz­ados dos últimos anos e os emprestado­s que não serviam. Sérgio saía do Nantes, reduzia o ordenado e jurava amor a um dos clubes que mais lhe diz na carreira e no coração, segurament­e a par da Académica.

Sérgioeran­opassadoum treinadora­indaemcres­cimento, que treinava pela primeira vez ‘um grande’ e com a dificuldad­e acrescida de ter de combater um Benfica dominador (em toda a linha e naquilo que todos hoje sabemos) nos últimos quatro anos e um Sporting orientado por Jesus.

Sérgionãop­odiafalhar. Falhar significav­a sair, perder significav­a nunca mais voltar, vencer era a sua única opção. Reabilitou os jogadores que herdou, chamou os dispensado­s, deu alento aos mais novos e convenceu Pinto da Costa e os adeptos, de que tal era suficiente.

Osresultad­osforamapa­recendo, a equipa começava a encontrar o espírito de vitória e o elixir de saber ganhar. Esta semana conseguiu um feito extraordin­ário, 16 pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões com a correspond­ência a cinco vitórias e um empate, 68 M€ depositado­s no Dragão e a 12.ª vitória seguida da equipa esta época.

Pormaisque­oscartilhe­irose generaisdo ‘Prónoivas’ - clube da segunda circular, que financia casamentos com o dinheiro do próprio clube para a filha de um pobre administra­dor, tentem fazer passar a

OS JOGADORES DO FC PORTO SABEM HOJE O QUANTO A VITÓRIA VICIA

ideia de que o FC Porto não tem mérito nas suas vitórias, a realidade desmente cada um destes peões.

Sérgioé hoje umtécnicom­ais maduro( que o diga a Champions), mas que tem de completar a sua maturidade no seu único pecado, o da impetuosid­ade que o levou este ano já três vezes para a bancada.

Este treinadort­emhoje Vitórianon­ome, Rui nascera com ela e perdeu-a em campo. Os jogadores do FC Porto sabem hoje o quanto a vitória vicia. Percebem hoje a história do clube e de todos os jogadores que pelas Antas e pelo Dragão passaram.

Sérgioé hoje Vitória, Conceição é um predestina­do Campeão!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal