Record (Portugal)

MONTEIRO VOA NO MUNDIAL

- DIOGO JESUS

Fica em 6.º lugar na final dos 200 mariposa: é a melhor classifica­ção feminina de sempre

Mais uma prova de superação para Ana Catarina Monteiro que, mesmo não se apresentan­do na melhor condição física na China, ficou ontem num fantástico 6º lugar da final dos 200 metros mariposa, naquela que é a melhor classifica­ção feminina de sempre de Portugal no Mundial de piscina curta. A juntar ao excelente resultado, a atleta do Fluvial Vilaconden­se bateu o seu recorde nacional feito em abril (2.07,62) por duas ocasiões: nas eliminatór­ias (2.06,49) e na final (2.05,74). “A superação marcou o dia. Estou muito feliz só pelo facto de ter participad­o, pois não estava a 100%. É uma alegria indescrití­vel! Até porque ponderei não participar devido a problemas com a adaptação à comida…”, contou Ana Catarina Monteiro – faz a sua estreia nesta competição –, que fica assim mais confiante para os Jogos Olímpicos de Tóquio. “Os recordes estavam nos meus planos, porque me treino todos os dias com esse objetivo. Estes resultados motivam-me para continuar a traçar os meus objetivos, que são os Jogos Olímpicos. Eu e o meu treinador, Fábio Pereira, temos tudo bem pensado, mas vamos superando uma meta de cada vez”, traçou a nadadora, que ainda vai estar em ação nos 100 mariposa: “É uma prova muito rá- pida para mim, mas o recorde nacional é o objetivo.”

E vão três paraNascim­ento

Quem também está em grande destaque neste Mundial é Miguel Nascimento. Depois de na véspera ter estabeleci­do dois máximos nacionais – 100 livres e 4x100 livres –, o nadador do Benfica bateu ontem o recorde nacional dos 200 livres: fez 1.43,76 nas eliminatór­ias (13º), melhorando o anterior registo fixado por Luís Vaz (1.45,25). “Fiquei surpreendi­do pela positiva. Competi na pista da ponta, o que dificulta a observação dos adversário­s mais diretos. Acabei por gerir a prova por mim e procurar arrancar nos terceiros 50 metros. Agora vou descansar para os 50 livres e estafetas!”, atirou .

E Tamila Holub e Diana Durães competiram nos 800 livres: a bracarense ficou no 12º posto (8.29,58) e a benfiquist­a foi 13ª (8.30,12). Hoje competem Diogo Carvalho e Alexis Santos (100 estilos), Gabriel Lopes (50 costas), Raquel Gomes Pereira (100 estilos) e Miguel Nascimento (50 livres).

“A SUPERAÇÃO MARCOU O DIA! ESTOU MUITO FELIZ, UMA ALEGRIA INDESCRITÍ­VEL, NÃO ESTAVA A 100%”, DESCREVEU

 ??  ?? IMPARÁVEL. Ana Catarina Monteiro bateu ontem o recorde nacional por duas vezes
IMPARÁVEL. Ana Catarina Monteiro bateu ontem o recorde nacional por duas vezes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal