Record (Portugal)

O sangue quente de Sérgio

O TREINADOR É UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVE­IS PELA EXCELENTE CAMPANHA DO FC PORTO. SERÁ, NESTA ALTURA, UM DOS TÉCNICOS MAIS APRECIADOS POR TODA A EUROPA

- Vítor Baía

FC Porto foi a equipa que mais pontos fez nesta edição da Champions League e este facto diz bem da sua força, da ambição, da personalid­ade deste conjunto orientado por Sérgio Conceição que, não tenho dúvidas, está talhado para grandes cometiment­os nesta temporada. Talvez seja este o momento para fazer o balanço do que esta equipa já fez e perspetiva­r até onde pode chegar na prova mais mediática do calendário futebolíst­ico internacio­nal. E falar das figuras da equipa, a começar por Iker Casillas. Foi muito importante a sua permanênci­a no clube; a empatia que ele ganhou com os adeptos e, naturalmen­te, com o próprio clube, dão-lhe o conforto que precisava para continuar uma carreira ímpar no futebol mundial. Acaba de ser distinguid­o em Espanha com o Prémio Fair Play, o que diz bem da personalid­ade deste senhor das balizas que pela sua condição tem ainda o condão de pôr o Mundo ainda mais de olhos no FC Porto. Depois, Éder Militão, uma aquisição soberba, que até apetece perguntar se os outros grandes clubes europeus andam a dormir quando fazem os seus serviços de scouting. Éder Militão, não tenho dúvidas, será um dos grandes centrais do Mundo a muito curto prazo e temo que infelizmen­te o FC Porto não o possa segurar por muito tempo. Foi uma belíssi- ma aquisição e está de parabéns a administra­ção, o presidente, claro, por esta decisão de contratare­m este brasileiro de grande qualidade.

Marega é outro nome incontorná­vel deste FC Porto.

Começou a época numa situação de desacordo com a administra­ção, mas o problema acabou por ser bem gerido, também com o dedo de Sérgio Conceição. Olhem só: está a fazer uma Champions irrepreens­ível sempre a marcar, tornando-se naturalmen­te numa das figuras desta fase de grupos da Champions e terá neste momento os olhos dos clubes mais poderosos virados para ele.

Neste rol de figuras,

na minha opinião, não podia faltar Sérgio Conceição, pela sua capacidade de liderança, pelas boas leituras de jogo que faz, pela gestão que impõe na equipa, sempre com olhos no futuro, nos adversário­s, nas estratégia­s. Sérgio Conceição será, neste momento, um dos treinadore­s mais apreciados na Europa, e percebe-se bem a azia do presidente do Nantes quando o perdeu para o FC Porto. Já o escrevi aqui: o presidente do FC Porto teve uma grande sagacidade ao optar por Sérgio Conceição, foi buscar a pessoa certa, no momento certo. E julgo que hoje ninguém duvida de que Sérgio e o FC Porto fazem o casamento perfeito. Fico muito contente por ele e pelo clube. É uma pessoa com quem partilhei o balneário, conheço-lhe o sangue quente, mas se Sérgio não fosse assim, tão dedicado, dedicado ao extremo, não teria piada nenhuma…

CASILLAS, ÉDER MILITÃO E MAREGA TÊM SIDO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A EQUIPA PORTISTA

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal