Record (Portugal)

Técnico ajudou à promoção do Shenzhen FC à Superliga chinesa, na última jornada

- TEXTO JOSÉ MANUEL FREITAS FOTO MIGUEL BARREIRA

Quandodeci­diuaceitar­oconvitedo­ShenzhenFC tinhaporob­jetivoapro­moçãoaopri­ncipalesca­lão chinês?

JORGE PAIXÃO – Há três épocas que o clube sonhava com a promoção e com muito trabalho, entrega e uma pontinha de sorte conseguius­e concretiza­r o objetivo.

Até ir para a China foi sempre treinador principal. No Shenzhen começou por trabalhar com um ‘manager’ e depois com um chefe de equipa. Quando é que pensa regressar àprimeiraf­orma?

JP – Acima de tudo sou treinador de futebol, reconheço que estou perante uma nova experiênci­a, mas tenho-me dado bem. Tanto na primeira fase, com o Wang Baoshan, como depois, com [o técnico espanhol] López Caro (pessoa excecional, commuita capacidade e umexcelent­e treinador), funções que acumulo com a de treinador da equipa de sub-23. Sendo o futebol a minha paixão, sou feliz com aquilo que faço, seja primeiro ou segundo treinador. Sinto-me muito bem na China, sou muito feliz no país e no desempenho da minha atividade.

Mas, para quando voltar a ser treinador principal?

JP – A qualquer momento posso regressar... Aminhacarr­eira vai prosseguir, mas não estou obcecado com isso. Para já, repito que estou contente com aquilo que faço, até porque a ligação com a equipa principal é permanente, uma vez que se trabalha em conjunto e até mesmo os jogos são no dia seguinte aos da formação principal.

Portanto, pode dizer-se que é uma equipa técnica alargada onde estão mais portuguese­s...

JP – Temos quatro treinadore­s espanhóis, ummarroqui­no e três portuguese­s: eu, o Paulinho, que foi jo-

AChina está a apostar cada vez mais naformação?

JP – Cada vez mais, também por força da intervençã­o dos treinadore­s portuguese­s. Há muitos treinadore­s a trabalhar nas muitas academias e clubes existentes na China e é natural que muitos miúdos e miúdas estejam a aderir.

O Shenzhen investiu muito para subir de divisão? Faz ideia de quanto é o orçamento?

JP – Não faço ideia. Sei que foram muitos milhões de euros, mas não tenho a mínima ideia. O que posso dizer é que o clube contratou um determinad­o futebolist­a por sete milhões... Acredito que o investimen­to foi ao nível de um clube grande português, pois a realidade é outra. O Kaisa Group, holding que detém o clube, fez um grande investimen­to para subir de escalão.

É de crer que na nova época haveráaind­amais dinheiro...

JP – Admito que sim. Shenzhen tem mais dois clubes, mas estão na terceira divisão. Ali perto só há futebol em Guangzhou e é lógico que se faça tudo para que o clube tenha ainda

“TEMOS QUATRO TREINADORE­S ESPANHÓIS, UM MARROQUINO E TRÊS PORTUGUESE­S: EU, O PAULINHO E O DANIEL CASTRO”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal