Record (Portugal)

UMA GESTÃO DE CONFLITOS

A passagem de Mourinho pelos red devils implicou a conquista de três títulos e muitas polémicas

- LUÍS MAGALHÃES

Tudo começou em maio de 2016, quando o Manchester United acertou a contrataçã­o de José Mourinho. A entrada do treinador português ficou imediatame­nte marcada pelo forte investimen­to em jogadores. No defeso da temporada 2016/17, o plantel dos red devils recebia Eric Bailly, Paul Pogba, Henrikh Mkhitaryan e Zlatan Ibrahimovi­c. Mas a primeira época foi bem ao estilo do técnico de 55 anos, ou seja, envolveu a conquista de troféus. Logo a abrir venceu a Supertaça inglesa, a meio ganhou a Taça da Liga e no final ergueu o troféu da Liga Europa. Apesar de ter ficado em sexto, na Premier League, conseguiu o apuramento direto para a Liga dos Campeões e os adeptos do Man. United já anteviam mais sucesso. Mas na temporada de estreia tambémcome­çaramos problemas com os jogadores e Luke Shaw foi a sua primeira vítima. A partir daqui, o declínio começou a acentuar-se. Na sua segunda época voltou a investir forte em jogadores. Victor Lindelöf, que atuava no Benfica, Nemanja Matic, Romelu Lukaku e, no mercado de inverno, Alexis Sánchez. Neste ano começaram os problemas com Pogba, com o jogador francês e o treinador a trocarem ‘galhardete­s’, constantem­ente. Ainda durante o dia de ontem houve mais um episódio, com o médio francês a colocar uma fotografia enigmática no seu Twitter que foi logo contestada. No entanto, a Adidas emitiu umcomunica­do dizendo que se tratava de uma operação de marketing há muito agendada. Mas a época transata resultou em zero títulos e num futebol medíocre. Ainda conseguiu ficar no 2º posto no campeonato - a 19 pontos do campeão Man. City - e qualificar-se novamente de forma direta para a Champions.

Já no mercado de verão da presente época, Mourinho contratou Diogo Dalot ao FC Porto, Fred ao Shakhtar e Lee Grant. Somando tudo, o treinador gastou cerca de 466 milhões de euros em reforços para o plantel desde a sua chegada a Manchester. Mas, mais uma vez, o futebol era péssimo e continuava­m a quezílias no balneário com Pogba e Alexis Sánchez, assim como como diretor-geral do clube, Ed Woodward.

A direção dos red devils tomou a iniciativa de despedir o Special One, depois da derrota forasteira com o Liverpool, por 3-1, que colocou a equipa mais perto da zona de descida, do que do 1º lugar. *

MUITO DINHEIRO GASTO, FUTEBOL FRACO E DESAVENÇAS COM JOGADORES E DIREÇÃO, LEVARAM AO DESPEDIMEN­TO

 ??  ??
 ??  ?? Pogba sofreu a ira de Mou
Pogba sofreu a ira de Mou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal