Record (Portugal)

Dinâmica, velocidade e muito golo

Alexandre Carvalho

-

Como se explica a mudança de ‘chip’ no Sporting, que passa de uma equipa amorfa com o 4x2x3x1 de Peseiro para uma equipa tremendame­nte finalizado­ra com o 4x3x3 de Marcel Keizer?

A alteração tática é determinan­te, até porque, ao contrário do que acontecia num passado recente, agora os jogadores leoninos sabem exatamente o que fazer em campo: quando compensar, quando quebrar, quando sair de posição, etc. Mas, mais do que isso, existe uma ideia de jogo totalmente distinta. A vertigem ofensiva que Keizer trouxe para Alvalade convenceu tudo e todos, com os jogadores à cabeça. É notória a forma quase divertida como os leões encaram os jogos. Dinâmico nas transições ofensivas, com enorme fome de golo e tremendame­nte eficaz. Este é o novo Sporting.

Esta dinâmica goleadora vai manter-se até ao final? Se mantiver este sistema, o Sporting vai marcar muitos golos, mas também vai acabar por sofrer bastantes. Não será dramático se marcar mais do que o adversário, mas frente a equipas que consigam ‘prender’ Bruno Fernandes dentro de uma gaiola (como fez o Aves na 1.ª parte), o Sporting terá mais dificuldad­es, principalm­ente nos desdobrame­ntos ofensivos.

Miguel Luís tem condições para ser titular? Seguro, confiante e com uma visão de jogo acima da média. Face às lesões de Battaglia e Wendel... parece ser a opção mais credível para a posição no meio-campo. 18 anos? O que interessa é a qualidade, nunca a idade.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal