Record (Portugal)

SOUSA REENCONTRA THIEM NAS CANÁRIAS

- JOSÉ MORGADO

Número 1 nacional prepara 2019 com parceiros de treino e condições de topo

Já é uma tradição: durante pelo menos uma semana do mês de dezembro, João Sousa troca os 13 graus de Barcelona – onde vive e se treina – pelos 23 de Tenerife, para se juntar ao grupo de treino de Dominic Thiem, nas Canárias. O austríaco e a sua equipa técnica, que têm uma excelente relação com João Sousa e o treinador Frederico Marques, voltaram a receber o vimaranens­e, que está desde domingo em Tenerife a preparar o início da época com outras caras conhecidas do circuito, como Ernests Gulbis, Jan Lennard Struff e Dennis Novak.

“Temos feito treinos bidiários. Depois dos dois primeiros dias

JOÃO, THIEM E COMPANHIA ESTÃO A TREINAR-SE COM AS BOLAS QUE SERÃO UTILIZADAS NO OPEN DA AUSTRÁLIA

com muito volume, agora estamos numa fase em que temos jogado muitos sets variando os adversário­s”, explicou a Record o treinador de Sousa, Frederico Marques.

Cuidado com as bolas

Em Tenerife, tudo está a ser preparado ao pormenor. Por exemplo, as bolas utilizadas em todos os treinos são as novas Dunlop que serão utilizadas no Open da Aus- trália. Até 2018, o Grand Slam dos antípodas jogava-se com Wilson. Todas as condições são, por isso, perfeitas. “O hotel é bom, tem campos de ténis a um minuto a pé e um bom Spa para fazer recuperaçã­o. A temperatur­a está boa e não há vento. Estar em Tenerife também foi positivo para me treinar e adaptar à bola com calor, visto que aqui está quente e em Barcelona, com o frio, a bola fica com menos pelo e mais rápida”, assegura Marques. “Temos muita confiança e à-vontade com o gru- po do Thiem, com o seu treinador e preparador físico. É sempre bom trabalhar em amizade”, admitiu. Sousa deve seguir diretament­e de Tenerife para Guimarães, onde vai passar o Natal. Depois regressa à Catalunha para os últimos dias de preparação antes da (muito) longa viagem até à Nova Zelândia. Sousa tem entrada direita no torneio de Auckland, onde guarda boas memórias de 2017, ano em que atingiu a primeira (e por enquanto única) final ATP em piso rápido ao ar livre. *

 ??  ?? CALOR. Temperatur­as têm estado altas em Tenerife
CALOR. Temperatur­as têm estado altas em Tenerife

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal