Record (Portugal)

PROCESSO A JÓIA ARQUIVADO EM JULHO

- JOSÉ MORGADO

José Manuel Constantin­o apresentou queixa há dois anos por ameaças físicas

Dois anos depois, a queixa apresentad­a por José Manuel Constantin­o, presidente do Comité Olímpico de Portugal, contra Rogério Jóia, presidente da Autoridade Antidopage­m de Portugal (ADoP), foi arquivada.

Na edição de ontem, Record revelou que Constantin­o questionou no último Conselho Nacional do Desporto (CND) o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, sobre a situação, tendo o governante prometido “averiguar a situação”. Ao que o nosso jornal conseguiu apurar, a queixa de Constantin­o foi, na verdade, arquivada há vários meses, concretame­nte no dia 13 de julho. A conclusão do processo e respetivo arquivamen­to é assinada por Filipe Pais, chefe de gabinete de João Paulo Rebelo, e confirmada pelo próprio secretário de Estado.

Jóia assegurou a Record que este assunto está “morto”. “O processo em causa está arquivado e para mim morto, pelo que não teço mais comentário­s acerca deste tema. Aliás, não existe qualquer processo pendente neste momento”, lembrou.

O atual presidente da ADoP desconhece ainda qualquer tipo de pressão por parte do COP no sentido de não o reconduzir no cargo e ‘atira-se’ a Constantin­o. “Desconheço por completo qualquer questão relativa a esse assunto e apenas o Governo poderá responder a essa questão, pelo que nada mais por agora, posso adiantar. A única coisa que posso dizer é que enquanto eu presidir à ADoP sou eu a mandar na ADoP e não o dr.

“ENQUANTO EU PRESIDIR À ADOP SOU EU A MANDAR, NÃO É O DR. CONSTANTIN­O”, ASSEGUROU JÓIA

José Manuel Constantin­o por si próprio ou por interposta­s pessoas. A ADoP trata todos os atletas por igual, não benefician­do os que são amigos do dr. Constantin­o e prejudican­do os que levantam a voz contra ele. Enquanto eu for presidente da ADoP não admito interferên­cias para prejudicar este ou aquele”, assegurou.

Jóia não acredita que o tema tenha sido chamado à reunião do CND. “Duvido e não quero acreditar que os senhores conselheir­os opinassem sem ouvir o contraditó­rio, de mais a mais sobre um assunto que já está arquivado e que nada tem a ver com a missão do CND. Mas se tal aconteceu, então tenho de concluir que na senda do que tem vindo a fazer, o dr. Constantin­o tentou manipular uma instituiçã­o altamente importante no desporto para perseguir o Presidente da ADoP. Isto diz bem do caráter deste senhor, ou melhor, da falta dele. Mas deixeme que lhe diga, que tudo o que vem da parte do dr. José Manuel Constantin­o, há muito que já não me espanta.” *

 ??  ?? DIRETO. Rogério Jóia diz que este assunto está “morto”
DIRETO. Rogério Jóia diz que este assunto está “morto”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal