Record (Portugal)

Uma justa distinção

- Vítor Baía Antigo Internacio­nal

SE O FC PORTO SE APURAR PARA A FINAL FOUR, TERMINA O ANO COM OS OBJETIVOS INTACTOS SÉRGIO CONCEIÇÃO RECEBEU O RECORD DE OURO, UM PRÉMIO PERFEITAME­NTE MERECIDO POR AQUILO QUE FOI O ÚLTIMO ANO AO COMANDO DO FC PORTO

Sérgio Conceição foi distinguid­o pelo jornal Record com Record de Ouro. Uma distinção que deixou o treinador do FC Porto muito orgulhoso e que me parece de inteira justiça. Na realidade, o que ele fez na última época merece ser distinguid­o. Com a sua gestão, a sua capacidade de criar um espírito de grupo notável, a sua dedicação e inteligênc­ia, Sérgio Conceição devolveu o entusiasmo aos adeptos, conquistan­do o título que fugia há quatro anos, com todo o brilhantis­mo e classe.

Bem se pode dizer que o FC

Porto voltou a ser temido e tudo isto aconteceu numa época de vacas magras, devido ao fair play financeiro a que o clube estava sujeito. Nem sequer uma extravagân­cia Sérgio pôde cometer, revelando uma perfeita articulaçã­o com uma administra­ção, centrada no seu presidente, que soube escolher o melhor caminho para revitaliza­r o clube. O FC Porto voltou a fazer a festa na Baixa, levou alegria a milhares e milhares de adeptos, porque cada vez são mais e muitos deles jovens, devolveu enfim a alegria a um clube que andava tristonho.

Muito do que aconteceu neste ano que agora termina tem o dedo de Sérgio Conceição, sem dúvida, uma excelente escolha do presidente. Chega- se a este fim de ano com o FC Porto nas quatro frentes, sendo que uma delas tem hoje um caráter decisivo: a Taça da Liga. O FC Porto joga no Estádio do Jamor com o Belenenses e precisa de ganhar para estar na final four no próximo mês e tentar conquistar um troféu que nunca conseguiu. Não será um jogo fácil, até porque o Belenenses de Silas está a fazer uma época notável, a jogar muito bem, e apesar de já não ter chances de continuar na prova vai querer fazer a vida muito cara ao campeão nacional.

Se o FC Porto conseguir apurar-se para a final four,

termina o ano com todos os objetivos intactos, o que não deixa de ser prometedor. E as expectativ­as são ótimas na Champions League. A Roma não é um cordeirinh­o, claro que não, mas acredito que o FC Porto tem argumentos para passar a eliminatór­ia e seguir para os quartos-de-final de uma prova em que é campeão de assiduidad­e, porque só o Barcelona e o Real Madrid têm tantas presenças.

Agora, vamos entrar num período em que o mercado está

aberto. Sérgio Conceição pede para que não saia ninguém, e eu também acho importante que todos se mantenham rumo ao bicampeona­to, mas sabemos como as exigências do mercado são, obrigando os clubes com menos poder financeiro a fazer o que na realidade não desejam. Veremos se o FC Porto consegue segurar a equipa como Sérgio tanto deseja, e os portistas em geral.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal