Record (Portugal)

JOÃO PEREIRA EMPATA GUERRA DOS SEXOS

- ANTÓNIO MANUEL FERNANDES

Homens batem mulheres na mítica São Silvestre de Lisboa: têm ambos cinco triunfos na prova

Os homens venceram a ‘guerra dos sexos’, mediático desafio lançado pela S. Silvestre de Lisboa, e agora têm as mesmas cinco vitórias que as mulheres. Este triunfo masculino foi protagoniz­ado pelo triatleta João Pereira, do Benfica, que venceu a corrida de fim de ano lisboeta com o tempo de 29.30 minutos, ultrapassa­ndo nos metros finais a sua colega de equipa Dulce Félix, que havia partido 3.53 minutos antes dos homens, e cortou a meta em 33.32 minutos. Andou sempre na frente, impondo-se ao colega de equipa Samuel Barata, vencedor em 2017, agora segundo (30.28), e a Hermano Ferreira (EA Coimbra), terceiro classifica­do (30.34).

“À sexta foi de vez! Depois de tentar cinco vezes, com subidas ao pódio, finalmente consegui triunfar. Esta subida à Avenida da Liberdade estava a ser um inferno. Desta vez consegui chegar aqui sozinho e isso deu-me mais força para lutar pelo triunfo. Já na descida, quando vi que só faltava passar uma atleta, ganhei mais ânimo e consegui ultrapassá­la nos metros finais”, disse João Pereira no final da sua corrida. No entanto, afirmou que só esperava que Dulce Félix não tivesse veloci- dade suficiente para um último ‘sprint’, admitindo que “estava nas últimas”.

Apesar de ser a mulher a correr mais rápido o último quilómetro (nos homens foi Ricardo Ribas), faltou ainda um “bocadinho para manter a vantagem e conseguir o triunfo das mulheres”, referiu Dulce Félix, que se impôs à sportingui­sta Susana Godinho (34.49) e à individual Ercília Machado (35.27). “Dei tudo o que tinha, andei sempre na frente, do primeiro ao último quilómetro, mas faltou-me alguém que estivesse ao meu nível para continuar num ritmo mais forte. No último quilómetro dei tudo, mas o João apareceu muito forte”, comentou Dulce Félix. *

 ??  ?? VENCEDORES. Dulce Félix e João Pereira foram os primeiros a cortar a meta na capital portuguesa
VENCEDORES. Dulce Félix e João Pereira foram os primeiros a cortar a meta na capital portuguesa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal