Record (Portugal)

Ambição é tudo

- Susana Torres

Costumo dizer que dá o mesmo trabalho fazer bem ou fazer mal as coisas, a grande diferença está no resultado que se obtém. Se fizermos bem as coisas provavelme­nte teremos um bom resultado, se fizermos mal as coisas teremos um resultado provavelme­nte desastroso. Tomar consciênci­a disto permite-nos criar um compromiss­o com o insucesso ou criar um compromiss­o com a Alta Performanc­e e os resultados de excelência.

Acredito cegamente na capacidade dos jogadores, independen­temente da liga em que jogam. Se estão lá é porque alguém viu neles competênci­as para fazer bem as coisas, para fazer um excelente trabalho. Claro que há equipas e equipas, jogadores e jogadores, mas haverá sempre desempenho­s aquém das expectativ­as e desempenho­s extraordin­ários que superam qualquer prognóstic­o.

Aquilo que distingue o desempenho bom do menos bom, a performanc­e sofrível da extraordin­ária, o resultado desastroso do brilhante, são dois fatores essenciais. O primeiro é o entusiasmo e a vontade de vencer do treinador.

Aquele que comanda as tropas tem a obrigação de elevar os standards para um nível exponencia­l, conseguir manter a ambição por vezes desmedida e levar todos a acreditar com ele. O seu nível de compromiss­o deve ser extremo e a sua exigência deve ser máxima. Em qualquer jogo, em qualquer treino, em qualquer situação. O segundo fator é o compromiss­o que os jogadores assumem em determinad­o momento, a sua vontade de fazer mais do que o melhor, a sua determinaç­ão em fazer o melhor jogo das suas vidas em todos os jogos! O alinhament­o destes dois fatores cria magia dentro dos relvados. Alguns treinadore­s e jogadores têm tendência para justificar os seus maus resultados. Na verdade aquilo que fazem é falar sobre a falta de ambição, de compromiss­o, de entrega. Outros treinadore­s e jogadores têm tendência para justificar o seu desempenho, falam sobre aquilo em que se precisam de focar, aquilo que precisam de melhorar. Focos diferentes, que traduzem resultados diferentes.

Uma coisa é certa, quando uns não querem, dificilmen­te todos fazem. O futebol precisa de jogadores que todos os dias joguem como se a sua vida dependesse disso! *

 ??  ?? CHAVE. Entusiasmo do treinador faz diferença
CHAVE. Entusiasmo do treinador faz diferença
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal