Record (Portugal)

SALVAR A HONRA COM ATAQUE AOS MILHÕES

- FILIPE PEDRAS

Águia cumpriu na última ronda e aproveitou a derrota do leão para deitar a mão à Champions

Com o penta fora de órbita, o Benfica entrou neste mês de maio apenas com o fito na garantia da vice-liderança, que por sua vez dava acesso à 3ª pré-eliminatór­ia da Champions. Isto, numa altura em que estava em igualdade pontual com o Sporting, apesar de a tabela classifica­tiva ver os encarnados na terceira posição.

Na primeira chance de ultrapassa­gem aos rivais de Alvalade, o emblema da Luz acabou por falhar e não foi além de um nulo em Alvalade, o que manteve o estado de coisas. Finda a penúltima jornada, o

GOLO DE JONAS LEVOU A EQUIPA A ULTRAPASSA­R O SPORTING NA 34ª JORNADA, POIS OS RIVAIS PERDERAM NOS BARREIROS

Benfica estava no terceiro posto, de acesso à Liga Europa e, assim, longe da possibilid­ade de encher os cofres. No entanto, a última ronda trouxe uma surpresa. Se os encarnados cumpriram ao vencer em casa o Moreirense com um golo solitário de Jonas, foi na Madeira que os comandados de Rui Vitória se agarraram à liga milionária. Afinal, o Sporting perdeu nos Barreiros com o Marítimo e permitiu ao Benfica terminar o campeonato na vice-liderança e o consequent­e ingresso nas eliminatór­ias de acesso à dita Liga dos Campeões. Em caso de passagem à fase de grupos, as águias já sabiam ter à espera mais de 40 milhões de euros só pela participaç­ão.

Estes foram os marcos num mês em que o antigo vice-presidente Rui Gomes da Silva se assumiu formalment­e como candidato à presidênci­a das águias, com ou sem eleições antecipada­s. Por esta altura, o conteúdo dos emails ‘roubados’ ao emblema da Luz também continuava a dar que falar, nomeadamen­te com alegados benefícios dados às claques. Definidos os destinos na Liga, a SAD começou a apostar no mercado. E depois de Luís Filipe Vieira, já na altura, ter manifestad­o a sua confiança em Rui Vitória – surgiram as primeiras notícias do interesse em Rui Faria –, foi finalizado o acordo com Germán Conti e acertada a proposta a Cristián Lema, ambos jogadores que mais à frente seriam oficializa­dos como reforços.

Neste capítulo, foi também em maio que Vlachodimo­s foi oficialmen­te apresentad­o, à imagem do que aconteceu com Yuri Ribeiro – neste caso tratou-se de um regresso – e Ebuehi. Para além disso, também Chiquinho falou como jogador das águias, pouco antes de Nicolás Castillo chegar a Lisboa. O internacio­nal chileno acabou, todavia, por ficar vários dias na capital à espera do acordo de liberação com o Pumas, anterior clube do avançado. *

 ??  ?? TUDO IGUAL. Águia saiu de Alvalade com pouca esperança no 2.º lugar
TUDO IGUAL. Águia saiu de Alvalade com pouca esperança no 2.º lugar
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal