Record (Portugal)

“ELE É O MELHOR DA HISTÓRIA”

-

tornar qualquer um mais competente. Quando todos veem que o melhor do Mundo, eu diria mesmo o melhor da história, faz este trabalho, chega uma hora antes do início do treino e sai uma hora depois, como é que podem fazer um pouco menos. Não podem. Assim, Ronaldo torna-se um desafio para todos.

Diz que é o melhor da história. Não temdúvidas sobre isso?

FP – Creio que para classifica­r alguém como o melhor da história temos de olhar paraos títulos que conquistou. É muito importante ganhar títulos. Afinal, joga-se para quê? Se és muito bome no finalnadag­anhas, é difícil ser reconhecid­o e, sobretudo, entrar na elite dos melhores. Cristiano é sem dúvida aquele que conquistou mais títulos na história. São os números que o dizem.

E naturalmen­te o melhor jogador da história vai dar a Champions àJuventus…

FP – Isso não é seguro. AChampions é umacompeti­ção muito complicada e que na sua reta final tem jogos muito duros e que são decididos por pequenos detalhes. Nada te garante que ao teres os melhores jogadores ganhes a taça. Tens de ter um pouco de sorte. Agora, a Juventus nos últimos quatro anos jogou duas finais e esteve outras duas vezes nos quartos-de-final, saindo da competição no último minuto de jogo com o Bayern e como Real Madrid. Se a Juve já era uma equipa competitiv­a, agora com Cristiano é muito mais. O que mais o surpreende­u em Cristiano?

FP – Não será propriamen­te uma surpresa, mas a humildade e a simplicida­de que tem são caracterís­ticas especiais e sobretudo contagiant­es. O modo como se relaciona não apenas com os seus companheir­os mas com todos aqueles que trabalham aqui na Juve é cativante e reflete uma forma de estar na vida que só podemos apreciar. E que faz toda a diferença. No caso de Ronaldo até pode ser uma surpresa para muita gente, mas a verdade é que todos os outros grandes campeões têm este traço na sua personalid­ade. A Juventus, ao longo dos anos, tem tido muitos grandes campeões, como Buffon, Pirlo, Tévez e os atuais, e em todos eles detetámos a base de humildade que Ronaldo também tem. *

O diretor desportivo da Juventus falou em ‘portunhol’ do génio e da humildade de CR7 e reconhece que todos subiram 20 a 30 por cento o seu nível

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal