Record (Portugal)

É uma bênção estar perto dele

-

LONGAAMIZA­DE. estamos perante o melhor jogador da história.

Não tive o prazer de ver o Pelé jogar, nem o nosso Eusébio,

mas sei que hoje, em que o conhecimen­to está ao alcance de todos e existem inúmeros métodos de trabalho à disposição, Cristiano continua a fazer a diferença no futebol. Os troféus que ganha, os golos que marca como ninguém, semana após semana, fazem dele um atleta único. O mais difícil do futebol é marcar golos e ele fá-lo melhor do que ninguém. Ano após ano, já são mais de 10, está sempre num nível que nada nem ninguém jamais alcançou. Tive o privilégio de estar com ele dentro do campo, no balneário e no seu dia a dia quando ainda éramos jovens. Já na altura sabia que estava perante o melhor jogador da história e que viria a ser o melhor de sempre.

Tinha um pensar diferente de todos.

Se pensasse pôr três bolas no ângulo da baliza, fazia-o. Outros pensavam e achavam ser capazes e não conseguiam. Estamos perante um ser sem limitações porque faz tudo o que se propõe a fazer. Outro jogador teria de tentar dez vezes para pôr a bola no ângulo. Os números que tem são esclareced­ores. Num mundo global, em que existe internet e acesso à informação, ele continua a ser excecional. O Bayern Munique tem 50 mil vídeos do Cristiano e podem estudar as movimentaç­ões dele, mas, mesmo assim, não o conseguem parar. Todos sabem como se movimenta, como joga e, mesmo assim, é imparável. É uma coisa do outro mundo.

É uma bênção conhecer e conviver com o Cristiano fora do campo.

É um ser humano fantástico. Quem tem o privilégio de o conhecer sabe que ele é um ser que brilha e olha para ti de forma diferente. Fala e pensa de forma diferente e qualquer minuto que se possa ter perto dele é uma aprendizag­em. Dentro do campo é um leão, fora dele tem um coração gigante, do tamanho do Mundo. Procura sempre ajudar o próximo. Costumo dizer que é um camaleão porque adapta-se a qualquer circunstân­cia, dentro do campo ou fora dele.

É um ser especial e

todos os prémios que tem recebido ao longo da carreira são inteiramen­te merecidos porque trabalhou muito para os conseguir. A esse propósito, lembro-me sempre da vez em que regressámo­s da China, depois de ter tido o privilégio de o acompanhar num ‘tour’ por aquele país. Vi a paixão que existe no outro lado do Mundo pelo CR7. Quando chegámos a Madrid às 2 horas da manhã, depois de 12 ou 13 de avião, pensei que íamos relaxar ao jacuzzi ou na piscina, mas o Cristiano disse que íamos correr. Foram 20 ou 30 minutos e só depois fizemos a recuperaçã­o. Esse espírito diz bem da capacidade que tem de fazer ‘reset’ a cada novo dia e de continuar a trabalhar arduamente, não se dando nunca por satisfeito, apesar de tudo o que já alcançou.

São histórias como esta, que tive o privilégio de presenciar,

que me dão a certeza de estarmos perante alguém muito especial. É uma bênção estar perto dele, ver os jogos em que participa, quer no estádio ou na televisão, porque estamos perante o melhor jogador da história do futebol. Será eterno pelo exemplo que é para todo o mundo de como se deve estar na vida, no dia a dia, no trabalho.

Parabéns mais uma vez. Grande abraço.

Estamos juntos, irmão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal