Record (Portugal)

BRUNO COSTA DADO COMO LESIONADO

- SÉRGIO KRITHINAS

Substituiç­ão no jogo com Belenenses podia tirar dragões da Taça da Liga. Polémica à vista

O FC Porto informou o delegado da Liga que esteve no encontro com o Belenenses que Bruno Costa foi substituíd­o na primeira parte devido a lesão, confirmou a Record fonte da Liga Portugal. O jovem ter-se-á ressentido de um problema físico do qual já se tinha queixado no treino da véspera. Com isso, os dragões alegam que se tratou de um “caso de força maior” que impediu o clube de cumprir o Regulament­o da Allianz Cup, que obriga as equipas a apresentar­em no onze dois jogadores formados em Portugal, devendo ambos atuar pelo menos 45 minutos.

Caso fosse castigado pela medida mais severa, o FC Porto poderia ser mesmo punido com subtração de pontos e, com isso, ficar fora da final four da prova. O Regulament­o determina que “os clubes são obrigados a incluir na ficha técnica como efetivos [titulares] (...) pelo menos dois jogadores formados localmente”. Além disso, esses jogadores “têm de ser utilizados em pelo menos 45 minutos do jogo, salvo em caso de força maior”.

O Regulament­o Disciplina­r da Liga, no ponto 2 do artigo 98, refere que “o clube que não incluir na ficha técnica como efetivos nem utilizar, em cada um dos jogos disputados no âmbito da Taça da Liga, durante pelo menos 45 minutos, dois ou mais jogadores formados localmente, é punido com a sanção de multa de montante a fixar entre 25 UC e 100 UC”. Mas o ponto 5, que se refere a casos ocorridos “da terceira fase em diante”, remete para um castigo bem mais pesado: “Sanção de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos e (...) multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC e o máximo de 100 UC”. Da leitura do ponto 2 do artigo 98, fica a dúvida: a obrigatori­edade de utilização durante 45 minutos refere-se exclusivam­ente aos titulares? Ou é necessário que haja dois titulares formados localmente e, simultanea­mente, dois jogadores formados localmente a atuar 45 minutos? Caso seja esta a leitura, o FC Porto não violou este artigo, pois lançou Hernâni no momento em que Bruno Costa saiu, tendo sempre em campo dois jogadores formados em Portugal – o outro foi Danilo. Fonte do Benfica, que será o adversário do FC Porto nas meiasfinai­s, referiu que o clube está a “analisar a situação” e espera que seja a Liga, “por sua iniciativa, a tomar uma posição e esclarecer de forma clara e transparen­te se houve ou não violação dos regulament­os”. *

BENFICA ESTÁ A ANALISAR A SITUAÇÃO E PEDE À LIGA QUE ESCLAREÇA O CASO “DE FORMA CLARA E TRANSPAREN­TE”

 ??  ?? OPORTUNIDA­DE. Bruno Costa foi titular e saiu aos 39 minutos
OPORTUNIDA­DE. Bruno Costa foi titular e saiu aos 39 minutos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal