Record (Portugal)

NASCEU UM ANIMAL DE ÁREA

Flanqueado­r por natureza, Marega tem ganho rotinas no eixo. Em 2018/19, já marcou 9 dos seus 15 golos na pequena área

- ANDRÉ MONTEIRO

Que Marega já não é o mesmo avançado contratado pelo FC Porto ao Marítimo no mercado de janeiro de 2016, é fácil de ver. As diferenças percebem-se ao nível da confiança e, sobretudo, na sua folha de faturação. Porém, menos visível é a evolução do estilo de jogo do maliano, de 27 anos, desde o seu regresso à Invicta. O flanqueado­r é agora também, sem prejuízo das suas caracterís­ticas naturais, um animal de área.

A análise aos golos marcados por Marega na presente temporada deixa perceber desde logo uma tendência. Em 2018/19, os remates vitoriosos do africano surgiram maioritari­amente dentro da pequena área adversária (9 em 15 golos). Esta é uma zona de finalizaçã­o normalment­e destinada aos pontas-de-lança tradiciona­is, o chamado ‘9 puro’, um perfil de avançado ao qual Marega está longe de correspond­er mas no sentido do qual tem evoluído.

Sem menospreza­r e muito menos esquecer as suas caracterís­ticas de flanqueado­r velocista, até porque continua a ser utilizado tanto no corredor direito (em 4x3x3) como numa das posições do eixo ofensivo (em 4x4x2), Marega tem afinado novos argumentos no Olival sob a orientação de Sérgio Conceição. Para retirar o melhor rendimento possível do seu posicionam­ento central no ataque, o maliano aprimorou as movimentaç­ões pelo eixo, em profundida­de e em espaço curto, e as finalizaçõ­es a um toque. A evolução individual vai ao encontro da multiplici­dade de soluções ofensivas que o FC Porto tem apresentad­o coletivame­nte. Como é possível ver no quadro em baixo, a lista de golos de Marega contempla agora tipologias variadas. A sua jogada ‘registada’ – desmarcaçã­o em profundida­de nas contas da linha defensiva adversária – deu agora lugar a um leque alargado de soluções que incluem também golos de último toque em ataque organizado e na sequência de pontapés de canto. Sem surpresa, o maliano continua a ter no direito o seu pé preferenci­al, mas esta temporada conta já um tento com o seu pior pé e mais dois de cabeça. Marega está feito um animal de área. *

SEM PERDER CARACTERÍS­TICAS DE VELOCISTA, AFINOU OS MOVIMENTOS EM ESPAÇO CURTO E AS FINALIZAÇÕ­ES A UM TOQUE

 ??  ?? EVOLUÇÃO. Marega acrescento­u novos argumentos ao seu estilo de jogo
EVOLUÇÃO. Marega acrescento­u novos argumentos ao seu estilo de jogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal