Record (Portugal)

Jogadores ‘livres’

-

hora que escrevo este artigo, o Porto tem 7 jogadores que podem assinar por qualquer outro clube, uma vez que terminam o seu vínculo dentro de seis meses. São eles Casillas e Maxi (apesar de estes atletas terem mais um ano de opção até 2020), Herrera, Brahimi, Hernâni, Adrián López e Fabiano.

Sérgio Conceição trabalha no fio da navalha, com o plantel que tem, desde que chegou ao clube. O plantel é bom, não é elástico, tem as suas limitações, mas os milagres têm-se dado. Campeão no ano passado, líder este ano e os quartosde-final da Champions na mira. Apesar de todas as dificuldad­es e limitações financeira­s, Conceição fez crescer um conjunto de jogadores que hoje se tornaram futebolist­as com um rendimento de topo.

O clube não lhe dá dinheiro para contratar, porque não pode, e Sérgio vai perdendo jogadores (relembro Marcano e Reyes), por incapacida­de financeira da SAD, tendo como única opção fazer regressar os emprestado­s. No próximo ano poderá fazer regressar Galeno e Osório, mas mais do que isto não acredito.

Fernando Andrade é reforço, provindo do Santa Clara, uma contrataçã­o bem mais acertada do que os flops de Waris, Ewerton ou Paulinho. Se somarmos a toda esta equação duas ou três inevitávei­s vendas no final da época para perfazer uma necessidad­e financeira na ordem dos 70M€ (Militão e Marega serão os maiores candidatos), percebemos o quão é importante que todos os jogadores em final de contrato (talvez com a exceção de Maxi e Fabiano), aceitem renovar.

Para os jogadores indecisos quanto à sua renovação, olhem para o exemplo de Marcano e de Reyes. Melhoraram a sua condição financeira, mas nunca mais terão os palcos a que o Dragão os habituou. Se são mais felizes assim? Tenho sérias dúvidas.

Pinto da Costa terá de dar o melhor de si, terá de ter arte e engenho, já que dinheiro não tem, para segurar Casillas, Herrera, Brahimi, Hernâni e Adrián. Conceição merece uma próxima época com as condições que até agora ainda não teve. Tem sido gestor de uma herança que todos os anos se delapida com as saídas de jogadores (seja por vendas ou a custo zero).

O futuro do Porto passa pelo sucesso destes dias. Disso não tenho a mínima dúvida. Sem jogadores de indiscutív­el qualidade não haverá sucesso desportivo e sem a saúde financeira do clube não haverá nada disto nem Sérgio Conceição no futuro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal