Record (Portugal)

FIFA QUER MAIS PAÍSES

MUNDIAL QATAR’2022

- LUÍS MAGALHÃES

Infantino admite alargar prova para 48 seleções, com a ajuda de outras nações do Golfo Pérsico

Gianni Infantino, presidente da FIFA, já tinha revelado que era sua intenção alargar o número de seleções participan­tes num Campeonato do Mundo, de 32 para 48, no torneio de 2026, que vai ser organizado por EUA, México e Canadá. No entanto, ontem, durante a 13ª Conferênci­a Internacio­nal de Desporto do Qatar admitiu que pode antecipar o cenário. “Se acreditas que é bom ter 48 equipas no Campeonato do Mundo, porque não tentar quatro anos antes? Por isso, estamos a analisar essa possibilid­ade já para 2022”, referiu na sua participaç­ão na conferênci­a.

Mas para tornar este desejo uma realidade, o suíço de 48 anos também abriu a porta à participaç­ão de outros países da região. “Podemos incluir alguns países vizinhos, do Golfo Pérsico, para que possam receber alguns encontros do Mundial, o que pode ser muito benéfico para a região e para o Mundo inteiro”, sublinhou.

Infantino também acredita que o futebol pode ter um papel importante na diminuição de conflitos. “Há várias tensões nesta região e depende dos respetivos líderes lidar com isso, mas talvez seja mais fácil falar de um projeto futebolíst­ico conjunto do que de coisas mais complicada­s. Se ajudar as pessoas desta zona, se permitir que todos os países desenvolva­m o desporto e se levar uma mensagem positiva do futebol ao Mundo, devíamos tentar”, frisou. *

 ??  ?? ANTECIPAR. Infantino deseja alargament­o imediato
ANTECIPAR. Infantino deseja alargament­o imediato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal