Record (Portugal)

“MAIOR VISIBILIDA­DE PARA A PSICOLOGIA”

- TEXTOS ANA PAULA MARQUES FOTOS COP

O desporto parece ser muito apetecível e de grande amplitude paraapsico­logia. Porquê?

ANA RAMIRES – O desporto é um fenómeno muito interessan­te para a psicologia. As fontes de stress e a propensão para que as pessoas entrem em processos de ativação em tudo o que é o seu repertório emocional é mais frequente e tendencial­mente com maior intensidad­e (comparando com outros contextos), acabando por ser uma espécie de laboratóri­o perfeito para se observar este tipo de fenómenos – o que nos permite depois fazer e tirar alguma ilações e compreende­r também o funcioname­nto humano noutras esferas. Também é uma área em que a psicologia se começou a expressar em termos de treino, ou seja, não associada às questões clínicas e patológica­s, mas sim à área de otimização de competênci­a humanae bem-estar, emparceria com outras disciplina­s.

Hoje é tão importante para um atleta a psicologia, como ter um bom treinador? O Carlos Lopes e a Rosa Mota foram campeões olímpicos sem este tipo de recursos. O Mundo estádifere­nte, é isso?

AR – Costumo dizer, a brincar, que a psicologia do desporto é uma ciência ‘parasita’. Nós não inventamos nada. Na realidade, este ramo da psicologia evoluiu a estudar as pessoas que evidenciav­am melhores desempenho­s em variadíssi­mas áreas para perceber que caracterís­ticas os diferencia­m dos demais e, a partir do momento em que se encontram denominado­res comuns,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal