Record (Portugal)

Uma Lage sobre Vitória

- CRISTINA FERREIRA

Não era preciso lançar búzios, pedir uma consulta à estimada Maya ou fazer uma pergunta ao polvo Paul (que adivinhava resultados no Mundial) para se perceber que Vitória tinha os dias contados. Contados até ao primeiro insucesso efetivo depois do episódio da “luz” que Vieira vira.

Vieira foi pronto e expedito à primeira escorregad­ela. Colocou uma lage em cima de Vitória. Quando se coloca uma lage em cima de um homem, geralmente a vida acaba aqui. Recomeçará noutro lado, para quem acredita, e Vitória começou uma nova vida para além da ‘morte’ no futebol português. Também estava escrito que esse contrato seria das arábias. Que estranho destino este, os treinadore­s que tiveram sucesso no Benfica nos últimos anos, têm o deserto como opção e pelos vistos como alternativ­a única. Jesus já lá está, Vitória estará a caminho.

Mas Vieira não se ficou por aqui, deu uma entrevista de Estado ao programa da manhã de Cristina Ferreira. A quebra de popularida­de, a desconfian­ça dos sócios assim o obrigaram.

Jogou às cartas, jurou paixão pelos seus fatos de treino pretos e disse que dinheiro não é problema para o Benfica. Fez-me logo recordar alguns construtor­es civis dos anos 80 que conheci. Aqueles que tinham um macete de notas enroladas num elástico no bolso, que ficavam desconfort­áveis num fato, mas que a vida assim os obrigava a andarem vestidos, que mostravam o seu poder e o novo riquismo pela esperteza de um negócio ou pela a aparência de um carro com ‘mira’.

Vieira é isto, aliás, o grande orgulho deste presidente é o de construir. Construir o Seixal, construir campos de treino, construir um hotel, enfim, construir.

Quando Vieira diz que o Benfica está dez anos à frente do

ATÉ FICO COM MEDO DE VER O MEU PRESIDENTE NO PROGRAMA DE

Porto, até fico com medo de ver o meu Presidente do Porto no programa de Cristina Ferreira aos 91 anos, a contratar toupeiras como animais de estimação, a editar cartilhas semanais para os seus comentador­es lerem nas TVs ou a ter Pedros Guerras como diretores do Porto Canal.

Caro Presidente Pinto da Costa, não evolua tanto, deixe-nos estar sempre com dez anos de atraso mas a ganhar títulos internacio­nais e a contratar jogadores como Pepe, Casillas ou Militão e a ter treinadore­s como Conceição.

Jesus estará aí ao virar da esquina para o regresso ao Benfica no final desta época. Já falta pouco, e quando ele regressar não ficará pedra sobre pedra, ou lage sobre lage no reino da Luz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal