Record (Portugal)

JOÃO FÉLIX

Mais do que cresciment­o muscular, águia quer evolução ao mais alto nível. Com Lage, é aposta ‘fixa’ no centro do ataque

- FILIPE PEDRAS E VALTER MARQUES

PRIMEIRA VEZ COM DOIS JOGOS SEGUIDOS A TITULAR NA LIGA

João Félix começa a largar o estatuto de esperança e a agarrar o de ‘confirmaçã­o’. Da estreia contra o Boavista, em pleno Estádio do Bessa, até hoje, dia em que assinala – pela primeira vez – dois jogos seguidos como titular pela equipa principal no campeonato passaram apenas 146 dias. E, apesar de ter um progra- ASCENSÃO EM 146 DIAS ma de treino personaliz­ado (tal como os restantes companheir­os), Record sabe que a principal preocupaçã­o dos responsáve­is benfiquist­as – agora é encabeçada por Bruno Lage, mas já antes, com Rui Vitória, a linha era a mesma – nem passa pelo aumento de massa muscular do jogador de apenas 19 anos. O foco está na explosão do miúdo, mas pelo facto de estar em permanênci­a a trabalhar com o plantel principal. Na prática, com os melhores.

Desde a última época, aliás, que este era o plano traçado para o criativo dianteiro, pois Luís Filipe Vieira e seus pares considerav­am que só assim seria possível levar o talento de Félix a outro patamar. Para além disso, é esta a única via de garantir mais uma ‘pérola’ no ambicioso projeto de que o presidente encarnado tem vindo a falar publicamen­te: ganhar a Liga dos Campeões tendo por base uma equipa com jogadores formados no Seixal. Não obstante a tentativa de “reter talento” – assim se refere o administra­dor-executivo da SAD encarnada, Domingos Soares de Oliveira, à planificaç­ão das águias para os próximos anos –, o emblema da Luz está já conformado de que este cresciment­o entre os melhores dificilmen­te será feito por muito mais tempo de águia ao peito. Selada a recente renovação, Félix foi blindado com uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros, mas a SAD está naturalmen­te resignada para o facto de que, a continuar nesta linha ascendente, o jogador tardará a encher os cofres da sociedade anónima quando seguir as pisadas de outros jovens saídos da Luz, casos de Bernardo Silva ou Ederson (rumaram ao Manchester City), Lindelöf, vendido ao Manchester United, ou Nélson Semedo, que vai somando minutos no Barcelona.

Perto da baliza

Na sua estreia como treinador da equipa principal, ante o Rio Ave, Bruno Lage rompeu com a linha de Rui Vitória e lançou João Félix num 4x4x2, bem ao lado de Seferovic. E apesar de, sem bola, ser o jovem que mais procura o espaço para receber, o nosso jornal sabe que é ali, no centro do ataque, que Lage vê o camisola 79, ao contrário do que vinha acontecend­o com Vitória – o ribatejano vinha apostando em Félix mais encostado à ala esquerda, sempre em 4x3x3.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal