Record (Portugal)

Obrigado Sr. Pedroto

- José Pereira

No dia 7 de janeiro de 1985 faleceu uma das maiores figuras do futebol português, José Maria Carvalho Pedroto. Não poderíamos ignorar esta passagem do 34.º aniversári­o do seu desapareci­mento físico, uma vez que por muito que façamos, ficaremos sempre aquém daquilo que ele em vida fez por merecer, para que ficasse eternament­e como a maior referência dost reinadores e mP ortug al–es taéa minha opinião –não só pelas suas aptidões técnicas, que não eram poucas, mas acima de tudo, como treinador na verdadeira aceção da palavra.

O Sr. Pedro to colocou sempre no seu diário adefesaint­ransigente dos treinadore­s de futebol portuguese­s, tomando a iniciativa na década de oitenta de juntar os dois sindicatos existentes na altu-

POR MUITO QUE FAÇAMOS, FICAREMOS SEMPRE AQUÉM DAQUILO QUE ELE EM VIDA FEZ POR MERECER

ra (SINBOL e SNTF) para ambos abdicarem em favor de uma nova organizaçã­o – ANTF - criada em 1986, ainda hoje existente, e que congrega cerca de 5.700 associados amadores e profission­ais.

Tive o privilégio de trabalhar como Sr. Pedro tono Vitória de Guimarães, e una qualidade de treinador de juniores e ele como treinador da equipa sénior tendo como adjuntos António Morais e Artur Jorge, que na época seguinte foi substituíd­o por Valdemar Custódio que posteriorm­ente esteve como adjunto de Manuel José, quando este na época seguinte substituiu o Sr. Pedroto.

E se disserque oSr. Pedroto, deixou de continuar como selecionad­or nacional porque na altura a FPF decidiu retirar o cartão de livre-trânsito aos treinadore­s para poderem assistir aos jogos, algo que, dizia ele, era motivo de formação contínua dos treinadore­s.... Obrigado Sr. Pedroto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal