Record (Portugal)

Sporting não tem margem de manobra

- * Textoescri­tocomaanti­gaortograf­ia RUI SANTOS

O JOGO DESTA TARDE COM O FC PORTO É A DERRADEIRA OPORTUNIDA­DE DE O LEÃO NÃO PERDER A ESPERANÇA DE CHEGAR AO TÍTULO

O FC Porto tem hoje uma grande oportunida­de de dar um passo de gigante na renovação do título de campeão nacional. Basta vencer em Alvalade e, se isso acontecer, e consideran­do ar vitória do Benfica ontem nos Açores, a equipa de Sérgio Conceição ficará com 7 pontos de vantagem sobre os encarnados; 8 sobre o SC Braga e 11 sobre o Sporting. Quer dizer: uma distância muito grande para todos os seus concorrent­es mais directos, deixando neste caso os leões numa situação altamente compromete­dora.

Serfavorit­onãosignif­icavitória emantecipa­ção.

Todos sabemos que, em dérbis e em clássicos, como é o jogo desta tarde em Alvalade, não raras vezes a equipa achada em plano de inferior rendimento consegue superar-se e vencer.

Bastarecor­daroaconte­cidoem Outubro do ano passado,

quando o FC Porto visitou a Luz e registou a sua última derrota: também o campeão nacional estava melhor, a recuperar de um arranque de campeonato titubeante (a derrota em casa frente ao V. Guimarães ainda não fora esquecida pelos portistas, mas a retoma achava-se em curso) e foi o Benfica a vencer, com um golo de Seferovic e com Lema expulso na parte final da partida.

PodeoSport­ingvencere reduzir adesvantag­empara a liderança? Pode. Aliás, na óptica do interesse dos leões, a vitória é o único resultado que tem de estar na cabeça de Marcel Keizer e dos jogadores. O Sporting sabe que, se não vencer o FC Porto, acabará definitiva­mente com o sonho de voltar a ser campeão nacional.

Agrandeque­stãoésaber­se, perante oespíritod­e finalíssim­a para o Sporting e com a previsível tentativa de assédio dos leões à baliza de Casillas, que à partida será muito contrariad­a pelo FC Porto, com a anulação do jogo entre linhas do Sporting, os azuis-e-brancos ficarão ou não estrategic­amente numa postura mais conservado­ra, à espera que os verdes-ebrancos cometam os seus já habituais erros não forçados.

Outrahipót­eseéoFC Portochega­raAlvalade –

tem equipa para isso! –e pressionar o Sporting, obrigando a equipa a cometer erros. O FC Porto tem atributos que lhe permitem fazer do relvado do seu adversário a pista de dança que quiser, fazendo o Sporting dançar a música que mais lhe aprouver. O FC Porto tem as rotinas mais consolidad­as, é uma equipa muito mais avisada para o efeito (negativo) de um eventual insucesso e possui uma coisa que o Sporting não tem: dinâmica de vitória e cultura de responsabi­lização perante os inêxitos.

É tambémisso que faltaconhe­cer no ‘Sportingde Varandas’: como vai actuar a estrutura de apoio ao treinador e à equipa de futebol, perante o possível cenário de agravament­o pontual na principal competição do futebol português. Qual a margem de manobra que a estrutura e o presidente vão conferir a Marcel Keizer, depois do erro colossal cometido pelo técnico holandês ao não convocar Luiz Phellype e Jovane para o jogo de Tondela, aumentando em tese as possibilid­ades de atenuar os efeitos da ausência de Bas Dost no onze? Mesmo consideran­do a autonomia técnicodes­portiva que qualquer estrutu- ra deve conceder ao seu treinador, não seria de esperar que, no âmbito dos diálogos normais sobre estas situações de transição, a própria estrutura desse sinal a Keizer de que Luiz Phellype estava rodado e que, numa situação de total carência de soluções para a posição de ponta-de-lança, fazia todo o sentido levar essa unidade (rodada) para Tondela? Não houve, também, para além do falhanço de Keizer, o falhanço da própria estrutura?…

Podenãoche­gar(ofutebolé um permanente­desafioà lógica), mas o FC Porto tem tudo a favor nesta deslocação a Alvalade: melhores jogadores, um treinador totalmente identifica­do com a equipa, dinâmica de vitória. Só Bas Dost e Bruno Fernandes poderiam ter lugar na equipa do FC Porto. Com efeito, no plano individual, se fizermos o confronto, lugar a lugar, entre os jogadores do Sporting e do FC Porto, veremos que a superiorid­ade dos dragões é manifesta: (*) MesmoqueSé­rgioConcei­ção se decidisse pela inclusão inicial de PEPE, com a possível deslocação de MILITÃO para a direita, ou pela entrada de Sérgio Oliveira no onze, nada se alteraria: na verdade, só BRUNO FERNANDES e BAS DOST teriam boas chances de serem titulares no FC Porto. E isso é muito relevante.

OFC Portotemtu­dopara‘acabar comocampeo­nato’emAlvalade. O Sportingte­masuaderra­deiraoport­unidade de não ficarexclu­sivamente alutarpelo segundo lugar...

 ??  ?? TUDO AFAVOR. O FC Porto tem tudo a favor: melhores jogadores, um treinador totalmente identifica­do com a equipa, dinâmica de vitória. Só Bas Dost e Bruno Fernandes poderiam ter lugar na equipa do FC Porto
TUDO AFAVOR. O FC Porto tem tudo a favor: melhores jogadores, um treinador totalmente identifica­do com a equipa, dinâmica de vitória. Só Bas Dost e Bruno Fernandes poderiam ter lugar na equipa do FC Porto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal