Record (Portugal)

DOUMBIA ACORDO ENTRE CLUBES ESTÁ FECHADO

RENAN PODE TER AUMENTO

- FILIPE PEDRAS E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

Não sofreu golos no clássico e, como é próprio de um guarda-redes de ‘grande’, bastou-lhe uma defesa (excecional), aos 56 minutos, para se tornar num dos jogadores mais decisivos do Sporting. A exibição de Renan contra o FC Porto deu força ao bom momento do brasileiro que de terceira escolha, em agosto, quando chegou, passou a titular indiscutív­el da baliza leonina, passados apenas seis meses. Com o novo estatuto, vieram as boas notícias.

O Sporting decidiu que vai acionar a opção de compra que estava contratual­izada com o Estoril desde o verão. Como ficou definido nessa altura, o empréstimo, que é válido até ao final da época, vai dar lugar a um contrato de quatro temporadas, até 2023, e a SAD pagará um milhão de euros aos cana- rinhos. Pela cedência, os leões desembolsa­ram 250 mil euros. Facto é que a evolução de Renan, de 28 anos, não só está a cumprir com os desenvolvi­mentos planeados há meses como tem superado as melhores expectativ­as, consideran­do que o camisola 40 agarrou a oportunida­de num contexto difícil, ao partir atrás de Viviano e Salin, perante a pesada herança de Rui Patrício. Hoje, tendo em conta a saída do italiano e as preferênci­as de Marcel Keizer, não existem dúvidas de que o antigo internacio­nal sub-20 pelo Brasil ganhou o lugar, tendo criado condições para que a SAD pense o futuro da posição 1 a médio/longo prazo, sem a pressão imediata de ir ao mercado.

É com base nestes argumentos que, para lá da certeza de que vai ficar no Sporting, Renan também poderá ser premiado em termos salariais. Segundo Record apurou, a ideia será adequar o vencimento do guardião à sua realidade atual no plantel, uma vez que, fruto das circunstân­cias, deixou de ser suplente para se afirmar no topo da hierarquia. O reajuste do ordenado é, de acordo com as informaçõe­s recolhidas pelo nosso jornal, uma intenção para concretiza­r até ao final da época, sendo encarado como lógico à luz do rendimento do guarda-redes. Viviano, assim como Patrício, auferiam em Alvalade valores na ordem do milhão de euros. Uma fasquia de que Renan poderá aproximar-se.

Preparar 2019/20

A segunda metade da temporada ajudará a clarificar o papel de Re- nan. Ao dia de hoje, porém, o exEstoril é tido como solução prioritári­a para 2019/20, ainda que a SAD já trabalhe em alternativ­as para melhorar a competitiv­idade do grupo. Com Renan amarrado até 2023 e Salin garantido por mais uma época, o Sporting está atento a oportunida­des de negócio que possam acrescenta­r qualidade, sem perder de vista quem tem dentro de casa, desde logo a formação. Luís Maximiano e Diogo Sousa, ambos de 20 anos, treinam-se com a equipa principal (o primeiro a tempo inteiro) e são jogadores em quem a estrutura de futebol deposita grandes esperanças.

COMO FICOU CERTO EM AGOSTO, EMPRÉSTIMO DARÁ LUGAR A CONTRATO DE QUATRO ÉPOCAS. SAD PAGA 1 MILHÃO AO ESTORIL

 ??  ??
 ??  ?? APOSTA. Renan Ribeiro agarrou a oportunida­de e tornou-se na primeira opção para a baliza do Sporting, orfã de Rui Patrício
APOSTA. Renan Ribeiro agarrou a oportunida­de e tornou-se na primeira opção para a baliza do Sporting, orfã de Rui Patrício

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal