Record (Portugal)

DEFESA RECUPERA CONSISTÊNC­IA

- RUI SOUSA E ANTÓNIO MENDES

TENDÊNCIA AGRADA A SÉRGIO CONCEIÇÃO Desde novembro que os dragões não estavam dois jogos consecutiv­os sem sofrer golos PORTISTAS TÊM DE LONGE A MELHOR RETAGUARDA DA LIGA, COM 11 GOLOS SOFRIDOS. O SP. BRAGA VEM A SEGUIR (17)

Dois jogos consecutiv­os sem sofrer golos está longe de ser um registo merecedor de festejos para o campeão nacional e líder da classifica­ção atual, mas quando se vem de um longo período de alguma permeabili­dade defensiva é motivo de satisfação. No horizonte dos dragões estão compromiss­os de elevado grau de dificuldad­e, como são as deslocaçõe­s a Moreira de Cónegos e Roma e as receções a Benfica, Sp. Braga e a segunda mão da Champions, frente à mesma Roma, pelo que Sérgio Conceição procura que a retaguarda da sua equipa continue a dar uma resposta bastante positiva.

Desde novembro que o FC Porto não passava dois jogos seguidos sem ir buscar a bola ao fundo da baliza. Aconteceu nos jogos em casa diante de Sp. Braga e Belenenses. Nos 17 encontros que se seguiram, os dragões, não obstante o facto de terem continuado a deter o estatuto de melhor defesa do campeonato, só por cinco vezes não foram batidos, duas delas na última semana. A recuperaçã­o da consistênc­ia na retaguarda é algo que agrada particular­mente a Sérgio Conceição, que nunca escondeu ser essa uma das suas grandes prioridade­s na preparação dos jogos, e o encontro de Moreira de Cónegos será mais um teste a essa retoma.

O facto de a defesa ser o sector mais estável nesta fase da época ajudou a que tenham subido os seus índices de eficácia. Alex Telles é o único jogador de campo que soma todos os minutos no campeonato, Éder Militão fez o mesmo desde que chegou ao FC Porto e Pepe fixou-se na equipa assim que Sérgio Conceição lhe deu pela primeira vez a titularida­de, frente ao Leixões. Juntando Felipe a esta combinação, são já cinco os jogos consecutiv­os em que Sérgio Conceição não mexe no sector recuado. Neste período, a única alteração foi na baliza, onde o técnico manteve a confiança em Vaná na final four da Allianz Cup. O regresso do campeonato devolveu Iker Casillas à sua posição na defesa das redes e daí para cá a bola não voltou a entrar na baliza dos dragões.

Solidez no campeonato

Uma consistênc­ia que permitiu ao FC Porto consolidar a sua liderança entre as defesas da Liga. Com apenas 11 golos consentido­s, a equipa de Sérgio Conceição tem no Sp. Braga o mais direto perseguido­r, ainda que esteja a seis tentos de distância. Olhando para os outros candidatos ao título, o Benfica já sofreu 20 golos e o Sporting 24. Curioso o facto de o V. Guimarães ter menos tentos consentido­s (19). *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal