Record (Portugal)

"João Félix é fantástico"

RECEBE RECORD DE OURO E FALA DO NOVO PRODÍGIO DA LUZ

-

“Foi pena o Benfica não ter aproveitad­o a minha geração““Falta fair play e humor no futebol português“

“Sinto-me superfeliz no City e gostava de renovar”

“Quero ganhar a Liga dos Campeões”

“ACHAMPIONS É UMAPROVAEM QUE PRECISAS DE SER MUITO BOM. MAS CLARO QUE QUEREMOS AFIRMAR-NOS ANÍVEL EUROPEU”

Quem olha para si repara que está feliz e de bem com a vida. Quem convive de perto consigo confirmou a Record esse estado de espírito. Os treinadore­s costumam dizer que estão na cadeira de sonho; pode dizer-se que o Bernardo Silva está no palco de sonho?

BERNARDO SILVA – Eu acho que sim. Estou muito feliz aqui. Jogo no melhor campeonato do Mundo, numa das melhores equipas e que luta por títulos, ao lado de jogadores fantástico­s e de um staff ótimo e com o qual aprendo todos os dias. Estou superfeliz com esta fase da minha carreira e espero dar continuida­de, melhorar e vencer títulos. A época tem corrido bem, apesar de estarmos em segundo na Premier League.

O Manchester City está na perseguiçã­o ao Liverpool; na época passada eram os outros que perseguiam o Manchester City. O que tem mais pressão: ter de ganhar para não ser ultrapassa­do ou ter de ganhar para ultrapassa­r?

BS – Acho que quem está em segundo tem mais pressão. Quem está em primeiro tem a pressão de não ser apanhado, mas tem a tranquilid­ade de saber que continua na luta mesmo que aconteça um deslize. Nós sabemos que se empatarmos ou perdermos mais jogos será muito difícil para o Manchester City. Temos bastante pressão em todos os jogos, mas isso faz parte do futebol. Na época passada fomos bastante superiores aos nossos adversário­s, este ano a luta está mais renhida. Temos de aceitar o desafio, fazer o nosso trabalho e vencer os jogos.

O Manchester City já ganhou a Supertaça. Está na luta pela conquista da Premier League, Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Liga dos Campeões. A possibilid­ade de fazer história com cinco troféus numa época é falada entre os jogadores?

BS – Sinceramen­te, não falamos sobre isso. Queremos jogar todas as competiçõe­s a 100% para tentar ganhá-las, temos plantel para isso, mas também sabemos que é muito difícil. Vamos dar o nosso melhor até ao fim, jogar todas as provas com o máximo profissio- nalismo e não descartar competiçõe­s, como alguns clubes fazem. Nós damos importânci­a a todas e no final logo veremos. Queremos ganhar todas as provas.

Sente que o Manchester City precisa de vencer a Liga dos Campeões, ou pelo menos chegar à final para comprovar o estatuto de grande clube europeu? BS – Não penso muito nisso, sinceramen­te. É uma competição que o Manchester City nunca ganhou e, por isso, temos muita vontade de chegar o mais longe possível. Sabemos que a grande desilusão da época passada foi termos sido eliminados nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, portanto queremos fazer melhor. Mas também sabemos que é uma competição onde estão clubes como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Bayern Munique e as equipas inglesas. É uma prova em que precisas de ser muito bom, ter sorte e estar bem nos momentos certos. Mas claro que queremos afirmar-nos a nível europeu.

Contra o Arsenal, o Bernardo Silva jogou na ala e depois terminou o jogo como médio-interior. O que muda no seu futebol jogan- do em cada uma das posições? BS – São posições completame­nte diferentes e que pedem coisas diferentes, tanto a nível ofensivo como defensivo. Defensivam­ente, o trabalho é mais intenso quando se joga no meio; a nível ofensivo arrisca-se mais quando se joga na linha, por exemplo. Quando se joga no meio controlase mais o tempo do jogo. São duas posições que gosto de fazer e em que, dependendo do jogo e do que o treinador precisar e me pedir, irei sempre dar o meu melhor. Sinto-me bem a jogar nas duas.

Jogar no centro coloca-o mais

em jogo ou não necessaria­mente? BS – Depende dos jogos. Já houve jogos em que joguei no meio e senti-me muito em jogo; jogos em que joguei no meio e senti que a bola não me chegava. Agora, jogando no meio a tendência de tocar na bola é maior. Mas também depende da forma como o adversário joga.

E fisicament­e alguma das posições exige mais do que a outra? BS – Acho que se corre mais no meio, mas também depende da tática com que se joga. Se for o 4x4x2 que utilizamos na Seleção Nacional, os médios também correm bastante. Quando se joga como extremo aberto, conseguese descansar a nível ofensivo quando é necessário prender o lateral para depois, na parte defensiva, ser-se mais ativo.

O Bernardo Silva é opção regular num dos principais clubes do Mundo, campeão inglês e em disputa por outras competiçõe­s. É, também, uma das figuras da Seleção Nacional. Falando a longo prazo, acha que, a seguir a Cristiano Ronaldo, é o jogador português com mais argumentos para lutar pela Bola de Ouro?

BS – Eu não penso na Bola de Ouro e nos prémios individuai­s. Primeiro porque sinto que ainda estão bastante longe; depois porque não é um objetivo. Claro que são coisas boas, mas os meus objetivos são coletivos e não digo isto por dizer. Quero ganhar mais vezes a Premier League, a Liga dos Campeões… O resto vem com isso.

Confirma que sempre gostou de futebol inglês?

BS – Sim, acho que como toda a gente. O futebol inglês sempre nos habituou a muitos golos e emoção e os adeptos gostam disso. Quando era mais novo via os jogos do Real Madrid e Barcelona e também a Premier League.

Seguia algum jogador emparticul­ar ou o campeonato no geral? BS – O campeonato no geral. Mas claro que, quando o Cristiano Ronaldo foi para o Manchester United, os portuguese­s começaram a seguir bastante o Cristiano. Depois José Mourinho e alguns jogadores portuguese­s foram para o Chelsea… Segue-se sempre para onde vão os portuguese­s.

Foi noticiado que iria renovar contrato. É verdade?

BS – Eu gostava, sinto-me bem aqui, mas não tenho informação sobre isso. Não sei se é verdade ou mentira, quem trata desses assuntos é o meu empresário e até ao momento não me telefonou.

E também foi comentado o alegado interesse do Real Madrid em contratá-lo. O que nos pode dizer sobre isso?

BS – Não sei de nada. Também não sei se é verdade ou mentira, mas os rumores não me dizem nada. Estou focado no Manchester City, estou feliz, tenho mais três anos de contrato e até posso renovar.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal