Record (Portugal)

Ouçam Bernardo

-

Bernardo Silva conversou com os repórteres do nosso jornal em Manchester e recebeu o Record de Ouro, distinção que nunca tinha sido atribuída a um atleta tão jovem. Os títulos que Bernardo já conquistou aos 24 anos (campeão em três países) e aquilo que ele hoje já representa no futebol justificam o prémio.

Aleitura da entrevista a Bernardo é aconselháv­el sob diversos pontos de vista. Não apenas pela análise eminenteme­nte futebolíst­ica e sem complexos que ele faz, mas também pela compreensã­o, apesar da mágoa, do contexto e das razões que levaram o Benfica a não ter apostado na sua geração. Não é Jesus que está em causa mas acima de tudo um projeto e um tempo em que o clube não estava preparado para fazer essa aposta.

Um dos mais lúcidos e certeiros comentário­s que Bernardo faz diz respeito à cultura que está instalada no futebol português e que tem sido cada vez mais alimentada por excessos e fanatismos. “Há falta de humor e fair play”, sublinha o jogador que já assimilou uma forma de viver a competição e sobretudo a rivalidade bem diferente da nossa. As palavras de Bernardo têm ainda mais relevância no contexto do que se está a passar com Jorge Andrade. Se falta humor e fair play, haja pelo menos um pingo de bom senso, respeito e tolerância. João Félix já deu esse bom exemplo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal