Record (Portugal)

ADEUS DIGNO DE LENDA

- JOSÉ MORGADO

Lindsey Vonn, a melhor esquiadora de todos os tempos, retirou-se com pódio nos Mundiais

Poderia ter-se despedido sem competir, tais são as dores que sente nos joelhos nos últimos meses, ou mesmo abandonado de vez após mais uma queda feia na prova de Super-G dos Mundiais, na última terça-feira, mas Lindsey Vonn... quis fazer diferente. A norte-americana de 34 anos, a melhor esquiadora alpina feminina de todos os tempos, retirou-se ontem da competição no local ao qual subiu mais de uma centena de vezes ao longo da sua vida: o pódio, pois claro. A norte-americana foi 3ª no Downhill dos Mundiais de Arena, na Suécia, ganho pela eslovena Ilka Stuhec, que revalidou o título.

Vonn esteve na liderança durante alguns minutos (foi a terceira a descer), mas foi batida por Stuhec, que completou a descida em 1.01,74 minutos e bateu a americana por 49 centésimos. Pouco depois, com fracas condições de luminosida­de, Corinne Suter ainda se colocou entre ambas. Cinco dias após a queda no Super-G, Vonn juntou mais uma medalha ao currículo, tornandose na mais velha esquiadora a subir ao pódio em Mundiais, com 34 anos e 115 dias, precisamen­te no mesmo local onde conseguiu, há 12 anos, os seus primeiros dois grandes resultados - prata em Downhill e Super-G.

“Dei tudo. Era tudo o que queria fazer hoje. Tenho de admitir que estava um pouco nervosa, provavelme­nte o mais nervosa que alguma vez estive em toda a minha vida. Queria mesmo terminar bem”, afirmou Vonn no final. Diminuída pelas dores nos joelhos que a têm afetado nos últimos meses, Vonn deixa a competição com oito medalhas em Mundiais, das quais duas de ouro (Downhill e Super-G em 2009), três medalhas olímpicas, incluindo um título (Downhill em 2010), e um recorde feminino de 82 vitórias em provas de Taça do Mundo. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal