Record (Portugal)

Enigmas do futebol de Ole a Lage

-

Estou de volta às páginas de Record, após um período em que andei por terras africanas, numa aventura que me levou até à Namíbia e a Angola, como tentei retratar no online deste jornal. Passei por isso, regressado a casa, um fim de semana agarrado à TV e aos jogos de futebol que se disputaram. E, depois de ter assistido ao desastre do Chelsea em Manchester (e ao branqueame­nto que se fez da má educação de Sarri – ai se fosse o Mourinho...), ao inquestion­ável triunfo do MU e à vitória histórica do Benfica, dei comigo a pensar quanto enigmático e surpreende­nte é o futebol.

Reparemnis­to: Ole Solskjaer, o atual treinador do United, na sua primeira experiênci­a como manager em Inglaterra, desceu o Cardiffpar­a a Championsh­ip, conquistan­do apenas 7 vitórias e 30 pontos, acabando na 20.ª posição da tabela. E agora, de regresso a Manchester, é isto que se vê.

Sarri, o treinador que liderao Chelsea, nunca ganhou um título (nem em Itália), e os últimos resultados culminaram numa vergonhosa derrota diante Guardiola. Apesar disso, é apelidado de Sarri Ball. E o argentino Mauricio Pochettino, que também não sabe o que é ganhar um título, é tratado como MagicPoch. Coisas de jornais, de jornalista­s e comentador­es, pois claro.

Apropósito, Mourinho tambémse tementreti­do afazer comentário­s, mas tem um estatuto e um palmarés bem diverso de, por exemplo, dois dos mais ‘reputados’ comentador­es das TV’s inglesas: Neville começou a treinar o Valencia em dezembro de 2015 e só conquistou a primeira vitória em fevereiro do ano seguinte, após nove jogos sem resultados positivos. Em quatro meses, Neville fez com que o Valencia fosse eliminado da Liga dos Campeões, da Liga Europa, da Taça do Rei e estava em 14.º na Liga. Mas quem o ouve hoje a falar na TV… E outro, que fala de cátedra, é Thierry Henry, que substituiu Leonardo Jardim no Monaco com tão bons resultados que, apenas com 104 dias no comando, foi demitido. Tinha ganho dois jogos!

E, jáagora, acabo com mais um caso enigmático, recordando que o treinador da equipa que goleou os madeirense­s, Bruno Lage, que por acaso também é natural de Setúbal, não foi capaz de ajudar Carvalhal a salvar o Swansea da descida de divisão e hoje está no top das notícias mundiais. Ainda que enigmático, ou também por isso, o futebol é mesmo o desporto-rei!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal