Record (Portugal)

ACIMA DO PREVISTO

- RUI SOUSA. ROMA

Dragões chegam aos ‘oitavos’ como a equipa mais surpreende­nte ao nível da faturação

O exercício é interessan­te e deixa algumas pistas sobre a excelente prestação do FC Porto na fase de grupos desta Liga dos Campeões. Os dragões foram a equipa que mais golos marcou acima do que era esperado na fase anterior, o que naturalmen­te só reforçará a confiança coletiva para estes oitavos-de-final.

As previsões da Opta, empresa especializ­ada em estatístic­a, apontavam para que o FC Porto conseguiss­e marcar algo como 10,4 golos nos seis jogos da fase de grupos. Porém, como é sabido, a equipa de Sérgio Conceição conseguiu um acrescento de 50 por cento à expectativ­a, alcançando a impression­ante marca de 15 golos apontados.

Ora, o registo representa uma diferença positiva de 4,6 golos, o que fez do FC Porto, entre as 32 equipas que participar­am na fase de grupos, aquela que mais surpreende­u nesta balança entre o que era expectável e o que acabou por se verificar. O conjunto que mais se aproximou dos dragões neste capítulo foi o PSG, do qual se esperavam 13,3 golos marcados e conseguiu 17; no outro extremo desta tabela particular ficou o Liverpool, com uma diferença negativa de -5,1 golos, mercê dos 9 marcados quando a expectativ­a era que chegasse aos 14,2. Porém, os indicadore­s positivos do FC Porto na fase de grupos não se esgotam ao nível da faturação. Também ao nível dos golos sofridos os dragões foram dos melhores, no caso só superados pela competênci­a defensiva do Valencia. Os espanhóis, dos quais se esperava que sofressem 11,1 golos, acabaram por consentir apenas 6 (diferença de -5,1). O FC Porto consentiu a mesma meia dúzia de tentos, porém ficou com uma diferença de -4,1, na medida em que as expectativ­as iniciais eram que sofresse menos golos que o Valencia, no caso apenas 10.

Por curiosidad­e, diga-se que o adversário portista desta noite, a Roma, terminou os seis encontros da fase de grupos com 11 golos marcados (-0,7 do que era expectável) e 8 sofridos (-1,2). *

 ??  ?? TRAJETO. Grupo tem razões para acreditar num bom desempenho esta noite
TRAJETO. Grupo tem razões para acreditar num bom desempenho esta noite

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal