Record (Portugal)

COM LUGAR NA HISTÓRIA

- JOSÉ MORGADO

Pedro Sousa tornou-se ontem no 6.º português (e o mais velho) a entrar no top 100 do ranking ATP

Considerad­o por muitos como um dos mais talentosos tenistas portuguese­s de sempre, Pedro Sousa, agora com 30 anos, viu ontem finalmente o seu nome entre os 100 melhores do ranking ATP. O lisboeta, que até está lesionado – no cotovelo direito e no pé esquerdo – e só deve voltar a competir dentro de duas semanas, beneficiou da perda de pontos de alguns dos seus rivais para quebrar uma barreira de ranking que o coloca entre os maiores da história da modalidade em Portugal. Só outros seis tenistas alcançaram este feito e Pedro é o mais velho.

LISBOETA DE 30 ANOS CHEGOU A Nº 100 DO MUNDO LESIONADO. ESTÁ A RECUPERAR DE PROBLEMAS NO COTOVELO E PÉ

“É uma felicidade grande. Era um dos objetivos da minha carreira, da minha época. Atingi-lo é ótimo. É pena que me torne no primeiro ‘gajo’ a entrar no top 100 de canadianas, mas espero recuperar rápido”, brincou o tenista do CIF, que ainda conta ir ao ATP 250 de São Paulo, a 25 deste mês.

Rui Machado, selecionad­or nacional da Taça Davis e um dos cinco outros portuguese­s que também chegaram ao top 100, tem acompanhad­o de perto a carreira de Sousa nos últimos tempos, já que o jogador treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa. “Parabéns Pedro! Parabéns à tua família pelo apoio que te deu ao longo da tua carreira, a todos os treinadore­s que fizeram parte do teu percurso, à equipa do Centro de Alto Rendimento que

trabalha contigo diariament­e. Sei o importante que era para ti alcançar este objetivo. Sei o quanto trabalhast­e, o quanto sofreste e tudo o que tiveste de alterar na tua vida para tornar este sonho numa realidade. A idade não importa, mas sim o estado de espírito! O caminho continua”, afirmou Machado, que acredita que o melhor da carreira de Sousa ainda está para vir.

A importânci­a do top 100

No ténis, a barreira simbólica do top 100 é muito mais do que um número. A entrada nesta elite significa entrada direta nos Grand Slams e na maioria dos torneios do circuito ATP. É habitualme­nte a partir desta classifica­ção que um tenista pode viver desafogada­mente da modalidade. * ATP

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º 8.º 9.º 10.º (...) 41.º 100.º 214.º 240.º 290.º 332.º 403.º 560.º 639.º 640.º WTA

1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª 8.ª 9.ª 10.ª (...) 620.ª 632.ª 648.ª 801.ª 852.ª 852.ª

 ??  ?? FEITO. Pedro Sousa feliz por ter chegado a este patamar
FEITO. Pedro Sousa feliz por ter chegado a este patamar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal