Record (Portugal)

Os menires de Conceição

-

Para quem gostava de ler os livros Astérix, tão bem escritos por Uderzo, lembra-se da facilidade com que Obélix transporta­va os seus pesados menires. Para ele, dar cabo dos Romanos ou trazer às costas as ditas pedras, tinha o mesmo grau de esforço.

Sérgio Conceição tem agora vários ‘menires’ às costas, as lesões de Aboubakar, Marega, e Brahimi, o cansaço de Alex Telles e o peso de três jogos seguidos sem vencer (V. Guimarães, Moreirense e Roma).

Conceição teve coragem ao jogar com dois avançados em Roma, teve posse de bola, teve sorte no meio do azar, mas mais uma vez não teve golo. O único marcado foi do improvável Adrián. Talvez esteja talhado para resolver a eliminatór­ia e recuperar em dois jogos os 11 M€ que o FC Porto em tempos nele investiu.

Vejo mais frescura física em Adrián López, em Hernâni, em Óliver ou em Manafá. Porque não joga com eles de início em alguns jogos? Há jogadores que precisam de descanso físico mas principalm­ente mental. A segunda mão com a Roma e o jogo do título que dias antes se jogará no Dragão diante do Benfica, devem ser preparados desde já. A rotação da equipa tem de ser feita nos próximos duelos.

Hájogos que devem seguir o exemplo da primeira parte em Roma. Controlo de jogo, posse de bola, não cair em er- ros, evitar os livres à frente da área e os cantos. Os jogos não são feitos para atacar durante 90 minutos seguidos.

Julgo que Conceição terá aprendido com a sofreguidã­o da conquista da Taça da Liga, espero que não volte a repetir o mesmo erro. O plantel é curto, cada vez mais curto lesão após lesão e todos sabemos o que é faltarem em campo certos jogadores superlativ­os. Sérgio é pago para arranjar soluções como ele próprio afirmou, mas nesta altura

SÉRGIO TEM DE SER O DRUIDA QUE DÁ A BEBER A POÇÃO AOS SEUS JOGADORES

sabe que com as soluções que tem não pode inventar grande coisa.

Pode disciplina­r a equipa taticament­e, apurar a defesa e a pressão no meio-campo, jogar no erro do adversário com inteligênc­ia e objetivida­de e construir jogadas de golo nas bolas paradas.

Astérix e Obélix ganhavam as lutas aos Romanos através de uma poção mágica.

Sérgio Conceição tem de ser o Druida que lhes dá de beber essa poção. Os adeptos do FC Porto acreditam que é possível. Roma caiu um dia e cairá de novo no Dragão.

Avé Conceição!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal