Record (Portugal)

O peso do coaching

- Susana Torres

Definir objetivos é o primeiro passo para transforma­r o invisível em visível, o caminho para atingirmos as nossas metas. Isto não significa que seja garantia de sucesso, mas é o começo. Ao longo do meu trabalho como coach de alta performanc­e, tenho observado que definir objetivos não é algo assim tão simples para muitos dos meus clientes. Pode parecer estranho, mas é comum ter dificuldad­es em estabelece­r exatamente aquilo que queremos, algo que pode acontecer pelas mais variadas razões.

Umadessas razões é não saberemexa­tamente o que querem, pois estão demasiado imersos nos seus desafios (pessoais, profission­ais, emocionais…) e têm dificuldad­e em ter uma visão mais clara das suas vidas e do que está a acontecer. Têm dificuldad­e em focarem-se naquilo que os pode fazer seguir em frente e receio de estabelece­r metas que consideram demasiado ambiciosas. Todas estas dificuldad­es acabam por afetar de forma bastante negativa a sua performanc­e e até o seu dia a dia.

É aqui que o coaching de Alta Performanc­e pode ajudar. E muito! O coaching pode permitir-nos definir objetivos de uma forma clara e eficaz, ajudandono­s a perceber ou a ter consciênci­a de onde é que estamos (ponto A), onde queremos estar (ponto B) e o que podemos fazer para lá chegar. A grande maioria das pessoas suporta-se no seu conhecimen­to atual e comportame­nto habitual para atingir novos resultados, mas é importante perceber que aquilo que sabemos é aquilo que nos trouxe até ao ponto onde estamos. Se temos outros objetivos, se queremos mais, então temos de estar preparados para crescer, dominar novas habilidade­s, desenvolve­r competênci­as, evoluir a cada dia.

Depois de percebermo­s o nosso ponto A, é importante ter alguns pontos emconsider­ação. Por exemplo, será que estamos a colocar objetivos demasiado ambiciosos dentro das competênci­as que temos? Se nunca joguei futebol na vida não posso querer ser o melhor jogador do ano... Além de parecer demasiado ambicioso, pode gerar grandes níveis de frustração. No entanto há metas mais curtas e um pouco menos ambiciosas que posso ir alcançando e que fazem com que tenha mais motivação para seguir em frente.

Dentro das nossas competênci­as podemos sonhar alto e o impossível pode acontecer. A única pessoa que nos pode impedir de sonhar verdadeira­mente alto somos nós, quando acreditamo­s nas limitações que achamos que temos, ou que deixamos que outros nos imponham. *

 ??  ?? SUCESSO. Ronaldo segue imparável na Juventus
SUCESSO. Ronaldo segue imparável na Juventus
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal