Record (Portugal)

“O voleibol não é só Porto e arredores”

-

Com o regresso do basquetebo­l ao Sporting, o voleibol passa a ser a única modalidade de pavilhão (exceção ao futsal) que não tem os três grandes. Gostaria de voltar a contar com o FC Porto? VA – Sim, gostaria muito que isso acontecess­e. Temos o Benfica, o Sporting, o Vitória Sport Clube [Guimarães], o Boavista, Belenenses, o CD Aves.... O FC Porto é ainda hoje um dos clubes com mais troféus no voleibol.

O detentor do maior número de títulos nacionais e a única equipa a vencer uma prova europeia não é nem Benfica, nem Sporting ou FC Porto. É o Sp. Espinho. É assim tão importante­s que os três grandes clubes nacionais estejam a competir nas modalidade­s?

VA – É óbvio que sim. O regresso do Sporting ajudou a dar mais notoriedad­e à modalidade. É ver o espaço que agora tem nos jornais desportivo­s. O que se deve também aos resultados da Seleção. Porque é que o voleibol está mais enraizado a Norte?

VA – Pois... está como estão outras modalidade­s. Se olharmos para as equipas da 1ª Liga de fute- bol, de onde é que elas são? O voleibol não é diferente. É absolutame­nte errado pensar-se que é jogado no Porto e arredores. É muito mais do que isso. A segunda associação, em federados, é a do Alentejo e há gente desde Bragança até ao Algarve...

Mais difícilé ter equipas do interiorno­s principais campeonato­s... VA – Temos desporto onde temos população, como acontece em outras modalidade­s. Mas temos lutado e investido na realização de estágios nessa zona do país. Vão aparecendo equipas de jovens. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal