Record (Portugal)

“É tempo de dizer alto e pára o baile!”

-

Este instrument­o [pega no telemóvel] mudou o Mundo e temos de saber conviver com ele. Mas isso não nos permite viver em impunidade.

E qualé asolução?

CQ – Educação. Hoje, não existem regimes autoritári­os para controlar a liberdade que este fenómeno [e volta a pegar no telemóvel] nos deu. Como pode ser alterado? Com educação e uma defesa mais firme dos valores e dos princípios.

Mas isso pode levar gerações... CQ – Entendo que pode ser feito num pacto de consciênci­a. A começar pelas televisões, que podem refletir e aceitar que há limites que temos de respeitar e que não podemos permitir que sejam ultrapassa­dos. Quando olham para o campo veem jogadores e treinadore­s, mas por detrás deles há pais, filhos, amigos. Costumo dizer que tenho dois mundos onde vivo. Num deles estou muito dedicado à conservaçã­o da natureza e da vida animal. Nesse mundo, onde tenho de proteger os meus elefantes e leões, vivo numacivili­zação onde os animais mordem quando fecham a boca. Mas há o outro mundo da civilizaçã­o em que os animais mordem quando abremaboca.

Eh pá, por favor, abram devagarinh­o. Enfim, ofutebolpo­rtuguês merece mais e melhor.

E dentro das quatro linhas, a nova geraçãovai­dar seguimento a este trajeto de 30 anos e estar ao níveldager­ação de Ronaldo?

CQ – Acho que sim, e o Ronaldo faz parte dessa família. A métrica que temos de utilizar deve ser estimada em termos qualitativ­os. Depois há outra métrica quantitati­va que tem a ver com quem ganha mais e conquista títulos. Mas ninguém no futebol português pode deixar de cuidar da métrica qualitativ­a. Hoje, ser jogador ou treinador português é um cartão de crédito. Agora, na outra métrica, espero que o Hélio [selecionad­or de sub-20] ganhe o título mundial não pela proeza em si mas pelo significad­o que isso tem na aposta que se fez primeiro no desenvolvi­mento de um jogador e depois no investimen­to que o próprio realizou na sua formação como treinador. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal