Record (Portugal)

NELSON ÉVORA DE PRATA

NelsonÉvor­afez asua melhor marcaem201­9 (17,11 metros), acabando em2.º no Europeu no triplo

- NORBERTO SANTOS

Por alguns instantes, Nelson Évora liderou ontem a final do Campeonato da Europa de pista coberta, em Glasgow, mas um notável salto de Nazim Babayev, do Azerbaijão, retirou-lhe a possibilid­ade de novo título (era o detentor do ouro), acabando por conquistar uma medalha de prata, que, aos 34 anos, vale ouro por tudo o que significa para o futuro. Numa prova em que foi nítido o emergir de uma nova geração, Nelson Évora voltou a dignificar o atletismo português, dando sinais para novos desafios bem exigentes ao ar livre. Sem qualquer receio no confronto direto com atletas dez anos mais novos (o vencedor tem 21 anos e o medalha de bronze, o alemão Max Heb, conta 22), a verdade é que o português arriscou no momento certo e, quando fez 17,11 metros ao quarto ensaio, tudo parecia indicar que poderia manter a liderança. Só que Nazim Babayev fez, ontem, a prova da sua vida na curta carreira que leva: um recorde pessoal de 17,29 metros e um progresso de 38 centímetro­s esta temporada, depois de na qualificaç­ão ter obtido 16,81 metros. Passou a ser o segundo europeu de 2019. Este atleta do Azerbaijão estava cheio de confiança e ficou tão contente que depois não manteria o foco e faria dois ensaios nulos, aliás como sucedeu a Nelson Évora. Nazim Babayev deu seguimento ao título de campeão europeu júnior e do escalão de sub-23 em Glasgow, dando a entender que na época de pista ao ar livre pode elevar os seus 17,18 metros para outra dimensão.

Aguentar, aguentar...

O atleta do Sporting aguentou bem o ataque que lhe foi movido pelo alemão Max Heb, que ao 5º ensaio fez 17,10 metros, ficando a um centímetro do saltador português. Trata-se de uma medalha que deve ser valorizada em função dos próximos objetivos: o campeonato do Mundo em Doha, no final de setembro, e os Jogos Olímpicos em Tóquio, no próximo ano.

A final do triplo salto foi um excelente concurso, com os três primeiros a obterem as suas melho- res marcas de 2019, todos com resultados acima dos 17 metros. A prata de Nelson mereceu os parabéns do Governo. “Nova conquista que enche o país de orgulho”, disse o ministro Tiago Brandão Rodrigues. “Que dizer de um atleta que não pára de prestigiar o atletismo e o aesporto português”, destacou o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

VITÓRIA PARA NAZIM BABAYEV, DO AZERBAIJÃO, DE 21 ANOS, QUE MELHOROU ESTE ANO 38 CENTÍMETRO­S, PARA 17,29

 ??  ??
 ??  ?? O SALTO. Nelson Évora chegou a liderar o concurso com 17,11 metros
O SALTO. Nelson Évora chegou a liderar o concurso com 17,11 metros
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal