Record (Portugal)

Cuidado com as aparências

-

Apesar de arcar o papel de favorito, o Benfica deverá esquivarse a facilitism­os na abordagem ao duplo confronto ante o Dínamo Zagreb. Aespalhar classe pelo campeonato, onde usufrui de uma cómoda vantagem de 14 pontos para o Rijeka, caminha serenament­e para o seu 20.º título croata: o 13.º nos últimos 14 anos. Desengane-se quem acha que este percurso quase incólume se deve em exclusivo à parca competitiv­idade da competição interna. Apesar de ter falhado o acesso à fase de grupos da Champions no playoff, o Dínamo soma

8 vitórias, 4 empates e 2 derrotas nos 14 jogos europeus, tendo superado Fenerbahçe, Anderlecht, Spartak Trnava e Viktoria Plzen na Liga Europa.

Mudanças. Organizado­s estrutural­mente entre o 4x2x3x1 e o 4x1x4x1, a ausência por lesão de Ademi deverá conduzir à aposta numa dupla de médios de contenção formada por Sunjic e Gojak nas costas de Dani Olmo, a unidade de maior qualidade dos croatas. A presença do médio-ala bósnio Hajrovic também se afigura como improvável, o que poderá constituir uma janela de oportunida­de para Kadzior, polaco que conta com a concorrênc­ia de Situm e de Atiemwen. Outra possibilid­ade é a passagem de Orsic para o corredor direito, deslocando Olmo para a esquerda, de forma a que o promissor Moro, referencia­do pelo Benfica, surja nas costas de Petkovic.

Perfil europeu. Habituados a assumir um papel dominador dentro de portas, os comandados de Bjelica sentem-se confortáve­is a urdir um futebol combinativ­o, assumindo uma construção desde trás, em que procuram circular a bola com fluidez entre os di- ferentes corredores até encontrare­m espaços de penetração para estabelece­r a conexão entre criação e definição. Na Europa, o Dínamo tem exibido um perfil mais cínico, perscrutan­do com muita incisivida­de o contra-ataque e os ataques rápidos.

Outra das armas é a exploração de lances de bola parada laterais, em que coloca 5/6 jogadores dentro da área. O grande calcanhar de Aquiles está na instabilid­ade do seu processo defensivo, o que poderá agudizar-se ante a pun-

O BENFICA DEVERÁ ESQUIVAR-SE A FACILITISM­OS DIANTE DO LÍDER DA LIGA CROATA

gência ofensiva das águias predadoras de Bruno Lage. Algo que poderá desfraldar as amplas debilidade­s do Dínamo em transição defensiva. Além disso, são notórias as arduidades na defesa de bolas paradas laterais.

 ??  ??
 ??  ?? Dani Olmo é a unidade de maior qualidade
Dani Olmo é a unidade de maior qualidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal