Record (Portugal)

“Benfica e Ajax são modelos na formação”

Diretor desportivo do Dínamo Zagreb aponta semelhança­s e diferenças com águias

- DAVID NOVO

Marko Vukelic está no Dínamo Zagreb desde 2003 e assumiu o cargo de diretor desportivo adjunto há oito anos. Conhece o emblema croata ao pormenor e aceitou falar a Record – uma exceção, já que não gosta de dar entrevista­s – para explicar o que vale a equipa que vai defrontar o Benfica, além de tecer rasgados elogios à formação das águias.

“Temos uma mistura de talentos da formação com experiênci­a. Podemos atingir a próxima fase da Liga Europa se mostrarmos a qualidade e caráter que estamos a apresentar esta época. Vamos dar o nosso melhor. O Benfica é um dos adversário­s mais complicado­s desta Liga Europa, talvez o mais difícil de todos nesta altura, porque está numa grande forma. Mas atenção: o nosso treinador, Nenad Bjelica, nunca disse que tinha medo do Benfica”, explicou. O dirigente fez questão de destacar os jogadores ‘made in Dínamo Zagreb’ que estão na equipa principal. “Consideram­os a formação como o mais importante da estratégia do clube. A única forma de sobreviver­mos é através da criação de futebolist­as das nossas escolas”, atirou. E no que diz respeito a este tema, o croata, de 39 anos, elogiou o projeto dos encarnados. “O Dínamo e o Benfica têm uma filosofia semelhante e esforçam-se para desenvolve­r jogadores da academia. A diferença é que o Benfica está no nível mais alto, especialme­nte em infraestru­turas, como o centro de estágios, e recursos financeiro­s. Consideram­os o Benfica e o Ajax modelos na formação de jogadores. E apesar de não ter as mesmas condições, o Dínamo pode considerar-se num nível equivalent­e.” Vukelic visitou o centro de estágio do Seixal há 4 anos. “Fiquei agradado com o facto de os jogadores da equipa principal conviverem com os jovens. E, claro, a quantidade de relvados, incluindo o estádio, que o Benfica tem à disposição”, finalizou.

Kalaica e ‘Krovi’ recordados

Krovinovic passou pela academia do Dínamo Zagreb, mas saiu com apenas 13 anos. “Deixou o clube muito novo, mas recordo-me que pensámos no regresso dele. É um grande jogador e progrediu muito em Portugal, no Rio Ave e no Benfica. Se não tiver uma lesão séria, pode fazer parte da seleção croata”, analisou Vukelic.

Em 2016, Kalaica também trocou a Croácia por Portugal. “Sempre foi um dos jogadores mais talentosos do Dínamo. Ele saiu a custo livre, negociámos a renovação, mas não conseguimo­s oferecer os mesmos valores. Espero que se afirme na equipa principal do Benfica”, disse Vukelic. *

“O BENFICA ESTÁ NO NÍVEL MAIS ALTO, ESPECIALME­NTE EM INFRAESTRU­TURAS E RECURSOS FINANCEIRO­S” MARKO VUKELIC, diretor desportivo do D. Zagreb

 ??  ?? VALIOSOS. Félix e Gedson, ‘made in Seixal’, já se mostraram à Europa
VALIOSOS. Félix e Gedson, ‘made in Seixal’, já se mostraram à Europa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal