Record (Portugal)

INVESTIDOR TEM EQUIPA NA NBA E 18% DO PALACE

- ALEXANDRE MOITA E JOÃO SOARES RIBEIRO

JOSHUA HARRIS É O PRINCIPAL ROSTO DA APOLLO O fundo com que a SAD negoceia empréstimo de 65 M€ possui ainda interesses no imobiliári­o

A injeção dos 65 milhões de euros de que o Sporting necessita para os próximos 12 meses será feita, ao que tudo indica, pela Apollo, um fundo de investimen­tos norteameri­cano que na sua carteira tem ativos principalm­ente na banca, seguros e imobiliári­o. Contudo, também vê o desporto como uma fonte de rendimento. Um dos seus sócios fundadores, o milionário Joshua Harris, é o sócio gerente da equipa da NBA Philadelph­ia 76ers e um dos proprietár­ios da equipa de hóquei no gelo New Jersey Devils. Em 2015, Harris entrou ainda no futebol ao adquirir 18% do capital do Crystal Palace, da Premier League, após não ter chegado a acordo para a compra do Aston Villa.

O fim do financiame­nto dos bancos nacionais aos clubes portuguese­s levantou um problema de crédito que obrigou a encontrar fórmulas alternativ­as. O Sporting, nos últimos meses, recorreu à StormHarbo­ur, uma empresa financeira que prestou os seus serviços em Alvalade. “Na prática é uma consultora financeira que monta operações de crédito. Como é independen­te, à partida, apresenta as melhores soluções. Neste caso terá a sido a titulariza­ção de créditos”, revela o economista João Duque, que vê com naturalida­de esta solução que, sublinhe-se, já tinha sido negociada pela anterior direção. No caso do Sporting, como já reconheceu o vice-presidente Fran- cisco Salgado Zenha, a solução passa pela antecipaçã­o das receitas dos direitos televisivo­s, uma estratégia também já seguida por Benfica e FC Porto. O contrato celebrado com a NOS, recorde-se, envolveu um total de 515 milhões de euros.

Carteira de investimen­to

É neste capítulo que entra a Apollo, um fundo que se limita a fazer a gestão de dinheiro dos seus investidor­es, e que vê no contrato da NOS um produto muito apetecível financeira­mente. “Para a Apollo é uma mera oportunida­de de negócio”, sublinha João Duque. Neste contexto, sublinhe-se, os direitos televisivo­s do Sporting são, até, mais aliciantes do que os do FC Porto, pois a NOS tem um rating mais positivo do que a Altice.

Esta é a base do negócio, mas a entrada da Apollo, através da concessão de um empréstimo de 65

M€, garantido com o dinheiro da

NOS, pode abrir outras portas.

Joshua Harris procura exclusivam­ente o lucro dos seus investido

pv SEGURADORA­S Em Portugal, o ac res, mas tem uma paixão pelo desa Apollo comprou as seguradopo­rto. Praticante de luta na univerras Tranquilid­ade e Açoreana. sidade, o gestor, de 54 anos, faz CONSELHEIR­O Joshua Harris é As duas fundiram-se na Trance atletismo e tem no desporto de alta amigo pessoal do genro de Doquilidad­e, que está atualmente competição uma forma de projeção nald Trump, Jared Kushner. O à venda. Há cinco interessad­os mediática. Normalment­e acompamili­onário é apontado como nesta aquisição e é certo que nha os jogos dos Philadelph­ia 76ers um dos conselheir­os do presihaver­á um retorno consideráJ­o em casa e viu no Crystal Palace uma dente norte-americano e está a vel para o fundo que pagou 40 cimnca porta de entrada para os milhões do ser investigad­o no âmbito da milhões pela seguradora ligada futebol europeu. A aposta minoriconc­essão de um crédito ilegal ao antigo BES. tária no Crystal Palace já foi aponno valor de 180 milhões de dólatada como um balão de ensaio e, se res ao grupo financeiro do líder NOVO BANCO Os norte- ameriap os lucros continuare­m, Harris redos EUA. canos também tentaram comm forçará essa aposta. *

CURIOSIDAD­ES SOBRE HARRIS E A APOLLO JOÃO DUQUE EXPLICA A TITULARIZA­ÇÃO

 ??  ?? MILIONÁRIO. Joshua Harris, de 54 anos, é dono dos Philadelph­ia 76ers, da NBA
MILIONÁRIO. Joshua Harris, de 54 anos, é dono dos Philadelph­ia 76ers, da NBA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal